03 outubro 2015

ENEM 2015: Participantes já podem consultar locais de provas



O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) liberou às 14h desta sexta-feira, 2 de outubro, o acesso ao cartão de confirmação de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2015. No documento, os participantes tem acesso aos locais das provas, marcadas para os dias 24 e 25 deste mês. Para fazer a consulta, os participantes devem inserir o número do CPF e a senha.


No cartão, estão indicados os horários em que os candidatos devem se apresentar, o nome da escola e o endereço. Também constam no documento as informações pessoais dos candidatos, o número de inscrição no Enem e as opções de língua estrangeira e de atendimento diferenciado e/ou específico, informadas no ato da inscrição.

Provas

No primeiro dia do Enem 2015 (24 de outubro), entre as 13h30 e 18h, haverá 90 questões de ciências humanas e ciências da natureza. No dia seguinte (25), das 13h30 às 19h, serão mais 90 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática. Os candidatos também produzirão uma redação.

A abertura dos portões será às 12h e o fechamento às 13h. Uma das novidades desta edição é que haverá prazo de 30 minutos entre o fechamento dos portões e o início das provas (13h30). De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o novo horário evitará tumultos que ocorreram em edições anteriores e impedirá que estudantes cheguem às salas depois que as provas tenham começado.

O que levar para as provas do Enem 2015?

De acordo com o Edital do Enem, os participantes devem levar, obrigatoriamente, um documento de identidade (veja os documentos aceitos) e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente (tipo Bic).

O que não levar?

Ainda conforme o documento, os candidatos não podem levar lápis, lapiseira, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, entre outros. Não é permitido entrar na sala de óculos escuros, boné, chapéu, gorro e similares.

Os participantes podem levar telefone celular, mas ele deve ficar desligado e armazenado no porta-objetos que é fornecido pelo fiscal de sala. O porta-objetos deverá ficar lacrado e embaixo da cadeira até o final das provas. Quem abrir antes de sair da sala será eliminado.

Programas

A previsão é que o resultado do Enem 2015 saia em janeiro de 2016. Com as notas em mãoes, os candidatos podem concorrer às vagas oferecidas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU), do Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec), para cursos técnicos, e do Programa Universidade para Todos (ProUni). Também podem participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)



0 comentários:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!