Aumento do racismo no Brasil será tema de debate em Plenária nacional da UNEGRO



O acirramento da tensão e intolerância racial, visto atualmente em muitos setores do Brasil será tema de debate durante a 5ª Plenária Nacional da Unegro, entre os dias 7 e 9 de agosto, em Brasília.


Entre os convidados estarão a presidenta da UNE, Carina Vitral, a ministra da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir), Nilma Lino Gomes, a presidenta da Fundação Cultural Palmares, Cida Abreu, o presidente da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB), Adilson Araújo, o ex-presidente da Agência Nacional do Petróleo (ANP), Haroldo Lima, a secretária de políticas para as mulheres da Bahia, Olívia Santana e a diretora do Fórum Nacional Pela Democratização da Comunicação (FNDC), Bia Barbosa.

A auto- organização negra é fundamental para o fortalecimento da luta em torno da superação do racismo. A UNEGRO tem uma grande história de luta antirracista na sociedade, será uma excelente plenária”, salientou o diretor de combate ao racismo da UNE, Rodger Richer.

Números Comprovam

Apesar das sucessivas políticas que visam à promoção da igualdade racial desde 2001 com a aprovação do Plano de Ação da Conferência Mundial Contra o Racismo, realizada em Durban na África do Sul, ainda são altos índices de marginalidade, exclusão social e genocídio contra os negros e negras.

Somente entre a juventude negra, a possibilidade de um jovem negro ser assassinado é 2,5 vezes maior que a de um jovem branco. Em 2012, 56.000 pessoas foram assassinadas no Brasil. Destas, 77% são negros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!