Personalidades Negras que Mudaram o Mundo: Luislinda Valois


O Estado da Bahia em meados dos anos 40 do século XX abrigaria uma das mais célebres ativistas contra o racismo. Filha de uma costureira e de um motorneiro, Luislinda Dias de Valois Santos nasceu em 1942 e, aos nove anos já deixava entrever o vigor ativista e de lutadora pelos seus ideias quando teve um embate em sala de aula em face de um professor tê-la desprezado pela simplicidade de seu material escolar. O professor teria afirmado que ela não poderia estar estudando uma vez que não dispunha de recursos financeiros para a compra do material e que seu lugar era cozinhando feijoada para os brancos.

Luislinda Valois se tornou em 1884 a primeira negra a exercer o cargo de magistrado e a primeira a sentenciar, em 1993, tendo como base a Lei do Racismo no Brasil. Conforme apurou o Portal da Fundação Cultural Palmares, Luislinda já foi homenageada e premiada em diversas esferas públicas e entidades no país e no exterior pelos projetos de inclusão e acesso à Justiça que desenvolveu nas comarcas pelas quais passou.

Ela, já consciente de que é parâmetro de sucesso para a raça negra, defende o sistema de cotas, acredita que a Lei contra o Racismo ainda não é muito bem utilizada e afirma que o preconceito existe, sim, no Brasil, apesar de velado e cita como sua pessoa como exemplo ao lembrar que já foi vítima de preconceito no exercício da magistratura, mas afirma que com simplicidade, sinceridade e altivez sempre resolve essas situações.



Um comentário:

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!