Personalidades Negras que Mudaram o Mundo: José Correia Leite


A imprensa negra brasileira ganhava a partir de 1924 um dos mais importantes ativistas. Mas os passos em prol disso começa a se desenhar aos 23 de agosto de 1900 quando nascia em São Paulo, José Correia Leite. Com uma infância humilde, Correia Leite teve que se dedicar ao trabalho ainda muito cedo, vindo a ser lenheiro, cocheiro e entregador de marmitas.

Aos 24 anos, ele junto a Jayme de Aguiar, fundaram o jornal “O Clarim” publicado de 1924 a 1932. Correia exerceu a função de redator, diretor, repórter e gráfico deste emprendimento jornalísico do quela foi o idealizador que durante o período de funcionamento passou a ser conhecido como o feito por negros para a comunidade negra, sendo posteriormente denominado de “O Clarim d’Alvorada”.

Sua atuação não ficou restrita somente a imprensa. Ele foi um dos mais importantes militantes do Movimento Negro Brasileiro, inclusive integrou o Conselho da fundação da Frente Negra. Foi responsável ainda pela fundação do Clube Negro de Cultura Social, do qual foi um dos secretários e orientadores. Nesse mesmo período a Associação dos Negros Brasileiros teve sua valiosa colaboração.

Segundo apurou o portal palmares em 1956 foi inaugurada a fundação da Associação Cultural do Negro, na qual Correia Leite assume a função de presidente do Conselho Deliberativo, até 1965. Ainda em 1960 participou da fundação da revista “Niger”.

Merece ser destacado ainda que além de atuar nos jornais e associações citadas, José Correia Leite escreveu também para outros órgãos da Imprensa Negra.

Colaborou, com seus depoimentos e material bibliográfico, para diversos trabalhos sociológicos. Foi entrevistado para a realização de documentários cinematográficos como “O Negro da Senzala ao Soul”, da RTC, “A Escravidão”, de Zózimo Bulbul, e outros.

Após se aposentar, José Correia Leite dedicou-se à pintura. Faleceu em 27 de fevereiro de 1989, na cidade de São Paulo, aos 88 anos de idade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!