Blogueiros de Altaneira: José Evantuil


Quem conheça um pouco da história do Brasil deve saber  quão reprimido e em vários momentos servido como massa de manobra da classe governante foi o Sindicato, entidade que carrega em seu bojo o sentimento de defesa de políticas coletivas para a classe trabalhadora e, como organização que pode e dever ser instrumento de incitamento de luta por direitos e reconhecimentos dos seus membros. 

Porém, no Brasil, no Ceará e em diversos municípios e am Altaneira não é diferente, ainda existem pessoas que  sequer tem conhecimento de como ele funciona, tão pouco sabe como exatamente pode beneficiar o trabalhador. Há que se destacar, outrossim, de forma inicial que tal entidade significa a força que o trabalhador sozinho não consegue ter, lutando para que seus direitos sejam cumpridos, efetivados.

Cada vez mais o papel de uma entidade como o sindicato, seja qual for o seguimento social que ele represente, tem ganhado força e cada vez mais percebe-se a sua importância, principalmente em momento histórico pelo qual o país passa – onde os burgueses (a maioria destronados do poder) encontrando eco em suas posições retrógradas da grande mídia querem retornar a um regime ditatorial colocando em xeque o jovem e frágil sistema democrático. É ainda nesse sentido, que a sociedade se mobiliza no sentido de alcançar consenso em todos os segmentos envolvidos, representando uma grande chance de ser escrita uma bela página do movimento sindical, indo às ruas defender a permanência da democracia e concomitantemente defender também o direito do trabalhador, não se pode falar em respeito a este segmento em uma ditadura.

Tendo este cenário como norte, não se pode esquecer de que olhar para o todo sem se remeter ao particular. Da mesma forma, não se deve olhar apenas para o particular sem se referir para o geral. Isso significa dizer que o que acontece no Brasil atinge direta e indiretamente o município. Não tem como uma entidade se voltar apenas para os interesses dos trabalhadores do município, sem ter nenhuma ligação, nenhuma afinidade com as causas sociais gerais, como se estivessem vivendo em um município além. Não se pode ver várias organizações com as mesmas finalidades se mobilizando, participando e incitando a classe trabalhadora na defesa da democracia e eu (enquanto entidade sindical municipal) ficar alheio a tudo isso. 

Todo sindicato que se prese pode, deve e precisa querer a mobilização social geral para que a particular aconteça com êxito. É nesse contexto que emerge José Evantuil eleito/reconduzido em 09 de novembro de 2014 para exercer a função de secretário geral do Sindicato dos Servidores Municipais de Altaneira – SINSEMA. É bem verdade que esta instituição ainda não possui um portal de comunicação próprio que divulgue suas ações, mas ele (Evantuil) tem desde de março de 2011 um blog que emergiu do desejo em divulgar aos alunos do curso em informática as ações e conteúdos discutidos em sala. Toda via, essa particularidade acabou sendo insuficiente para as suas pretensões.

Com um nome bem sugestivo do seu blog, o Mandíbula de Altaneira, associado a arte do falar por meio da escrita, Evantuil afirma que posteriormente pensou em divulgar fatos diários sem, entretanto, focar diretamente a política partidária ou políticos. “Foi impossível, vez por outra atingimos eles diretamente pois o que denunciamos diz respeito as ações de gestores”, arguiu quando questionado sobre a finalidade do seu espaço de informações.

Em quatro anos na rede, o Mandíbula que se arvora do slogan “Um Blog para divulgar, opinar, denunciar, fatos locais da cidade e da esfera nacional”, entrou definitivamente para o conhecimento dos internautas em 06 de março de 2011 e alcançou nesse período 22 (vinte e dois) seguidores, tendo 52. 295 (cinquenta e dois mil e duzentos e noventa e cinco) acessos até o término deste artigo.

Natural de Altaneira, casado, Evantuil graduou-se em licenciatura plena em História no ano de 2006 pela Universidade Regional do Cariri – URCA e além de Secretário Geral do SINSEMA, atua como professor na rede estadual de ensino no município de Nova Olinda (EEFM Padre Luis Filgueiras) e na rede municipal de ensino, em Altaneira (EEF 18 de Dezembro).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!