A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento


Imagem puramente ilustrativa.
Curso E-Proinfo: “Ensinando e Aprendendo com as TICs”

Síntese do texto “A sociedade da aprendizagem e o desafio de converter informação em conhecimento”, de Juan Ignacio Pozo (2004).

O grande desafio da educação ante as mudanças avassaladoras proporcionadas pelos recursos digitais é fazer com que o estudante consiga fazer desses aparatos tecnológicos algo importante no processo da aprendizagem. Testemunha-se de forma recorrente um emaranhado de jovens descontentes com a sala de aula e com os professores, pois enxergam esses ambientes como sem importância e sem ter, na grande maioria das vezes conexão nenhuma com as experiências por eles vividas.  Ressalte-se que o ensino com as novas mídias e a apropriação dos estudantes com estas deve ser vista com rigor pedagógico. Afinal de contas, há uma diversidade de informações e em um volume muito grande que o corpo discente toma contato e, que nem sempre é saudável para o objetivo maior da educação, a saber, formar cidadãos críticos atuantes do meio em que vive para poder transformá-lo. Para que isso ocorra é fundamental se ter professores capacitados para lhe dar com as TICs e fazer com que as informações ora expostas e de forma instantânea se torne em conhecimentos.

Moran (1998) argui que o trabalho com as TICs deve ser questionador das relações consensuais entre educador e educando. O professor deve assumir um papel de humano. Ele precisa estar aberto e valorizar a busca e incitar seus alunos a terem cada vez mais sede de conhecimento. Dentro desta perspetiva, faz necessário uma mudança de postura tanto do professor quanto do aluno e criar alternativas de aprendizagem que permita a transformação das informações recebidas instantaneamente em conhecimentos e isso precisa ser feito primando sempre pela criticidade dos discentes, ou seja, ao tomar contato com determinada informação ele deve ser capaz, de forma dialética e dialógica, se posicionar criticamente tomando partido.


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