A escola diante desse novo panorama da sociedade


Imagem puramente ilustrativa.
Curso E-Proinfo: “Ensinando e Aprendendo com as TICs”

Reflexão sobre “a escola diante desse novo panorama da sociedade”

As tecnologias são importantes, mas apenas se soubermos utilizá-las. E saber utilizá-las não é apenas um problema técnico.’” (DOWBOR, 2001, não paginado).

Ao se voltar sobre o papel das instituições de ensino diante da presença das novas tecnologias e de que forma esa atuação vem interferindo no processo de ensino-aprendizagem há a necessidade de se provocar o debate sobre a utilização desses recursos metodológicos no cotidiano escolar, trazendo a luz reflexões sobre as mudanças e permanências na área educacional nessa nova conjuntura cultural digital, trazendo a luz do debate o papel dinâmico e estratégico das Tecnologias da Informação e Comunicação - TICS, os desafios na relação entre professor e aluno a partir do surgimento de novos ambientes de aprendizagem e a importância na formação e preparação do professor.

A cultura digital e, por conseguinte o seu uso pode se útil e contribuir para o processo de desenvolvimento educacional. Por outro lado, pode deixar irreparáveis. Vai depender do olhar pedagógico e das funções que a elas são atribuídas. 

Pensar na inserção dessas novas tecnologias no processo educativo envolve várias reflexões. A começar pela necessidade imediata de se responder a questionamentos como, de que forma utilizar essas TICs no ambiente escolar para contribuir no melhoramento do processo ensino-aprendizagem? Qual o investimento que está tendo no professor nesse novo cenário educativo que vem se desenvolvendo a partir do uso do computador e da internet em sala de aula? E no contraponto, de que maneira os aprendizes podem tirar proveito das TICs agregando novos conhecimentos e o utilizando de forma crítica e reflexiva no seu cotidiano? Como utilizar as novas tecnologias de forma integrada no projeto pedagógico?


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!