Moradores da zona rural de Altaneira tecem críticas à saúde


Foi reproduzida na tarde desta quinta-feira,15, no informativo Notícias em Destaque, da Rádio Comunitária Altaneira FM, entrevista colhida pelo repórter João Alves junto a duas moradoras da Zona Rural do município de Altaneira durante palestra na comunidade do sítio Taboleiro sobre o setor da saúde.

A moradora Elza Moreira mencionou a pouca presença dos médicos na localidade, destacando, entretanto que só há esse profissional uma vez por semana. Segundo ela a comunidade ficou desasistida por um período de um mês. O setor de transporte na área também foi criticado, necessitando, para Elza, de um melhoramento. “Aqui, aculá, não é toda vez... Agente encontra alguma ‘dificulidade’(assim mesmo)”. 

Moradores das comunidades dos sítios Taboleiro e Córrego
durante Palestra sobre a Saúde. Foto: João Alves.
Já Francisca Paulino Arruda, foi mais enfática nas críticas e questionou o grau de importância dado pela administração na infraestrutura municipal, como por exemplo, a pavimentação em pedra tosca em alguns logradouros e na zona rural. Para ela, o mais importante é investir em saúde. “Nós “tamu” (assim mesmo) precisando é de saúde. Nós ‘num tamu’ precisando de rodagem. A rodagem nós ‘dexa’pra outro tempo. Tem que tratar bem a saúde pra depois ter a rodagem”, argumentou Francisca. Um erro em um diagnóstico pelo médico Alecsandro também mereceu destaque na fala de dona Francisca. Ela cita que o procurou e ele afirmou que ela tinha apenas uma virose. Porém, ao procurar outra profissional foi constatado que ela (Francisca) estava com tuberculose. “Eu fiquei revoltada”, complementa.

O fato foi noticiado em primeira mão no blog da Rádio Comunitária Altaneira FM e na manhã desta sexta-feira, 16, também mereceu destaque no Blog de Altaneira. Em ambos, não há menção dos nomes das duas moradoras, nem tampoco do médico supracitado pela Dona Francisca Paulino.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!