Professor Tolovi propõe realização de audiência pública para debater falta de água em Altaneira


O Professor universitário Carlos Alberto Tolovi, que leciona filosofia na Universidade Regional do Cariri – URCA e, que ora encontra-se afastado de suas atividades docentes em face de estar cursando doutorado em São Paulo, abordou na manhã deste sábado, 18 de outubro, no seu programa “Esperança do Sertão”, na Rádio Comunitária Altaneira FM, o problema constante que pelos quais os altaneirenses passam, a saber, a falta de água.

Durante toda a semana passada, entre os dias 13 e 17 do mês em curso, a imagem que se via era a de famílias correndo contra o tempo em busca de água para suprir as mínimas necessidades diárias – para lavar roupas, louças, tomar banho e, claro, para beber. A falta de água é uma constante em Altaneira. Vire e mexe há um cano quebrado ou algo semelhante. O problema, em algumas oportunidades foi levado à única emissora radiofônica do município onde os moradores reclamavam do serviço ineficiente da companhia responsável pelo abastecimento de água, a Companhia de Água e Esgoto do Ceará (CAGECE). 

No programa “Esperança do Sertão” que vai ao ar a partir da 08h00 da manhã, no quadro “Local”, o professor Tolovi afirmou que uma das saidas para a solução do problema é a realização de uma audiência pública com a promotoria com a finalidade de discutir a responsabilidade da CAGECE, para que ela se sinta pressionada a dar um fim a falta de água no município. O professor ressaltou que em São Paulo há falta de água porque não se tem de onde tirar, uma vez que os reservatórios estão secos. Toda via, disse ele, não se percebe o mesmo em Altaneira. Há reservas de água. O que falta é a CAGECE respeitar o consumidor e procurar resolver a falta de infraestrutura. Não há como justificar a falta de água por tantos dias. Não há justificativa para que haja apenas um cano bombeador.

Segundo Tolovi a realização de uma audiência precisa ser assumida pelos poderes executivo e legislativo. Mas afirmou que caso não venha nenhuma iniciativa por parte deles, o terceiro setor – Fundação ARCA e a Associação Beneficente de Altaneira (ABA), órgão responsável pela manutenção da rádio, deve assumir essa responsabilidade envolvendo toda a comunidade.

É digno de registro que somente na madrugada da sexta para o sábado a água caiu nas torneiras das famílias altaneirenses.





Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!