EEEP Wellington Belém promove debate sobre impactos tecnológicos no estilo de vida


A Escola de Educação Profissional Wellington Belém de Figueiredo, a partir da Disciplina de Educação Física, ministrada pelo Professor Jhon Wille, promoveu entre os dias 20 e 26 de setembro debate junto aos alunos que compõem os cursos técnicos em Redes de Computadores, Finanças, Agronegócio e Edificações.

Desde o despontar do século XXI, nossa sociedade tem e vem vivendo um aumento considerável dos avanços tecnológicos, acarretando em mudanças significativas na forma como nos comportamos e agimos. Note-se que são essas tecnologias que permite que tenhamos novas relações sociais, muitas vezes ensejando o afastamento das pessoas e desabrochando a formação em cada um, de um mundo particular, um isolamento social. São essas mesmas Tecnologias da Informação e Comunicação – TIC que afetou e vem afetando nosso estilo de vida de várias maneiras e sob diversos ângulos”, destacou Jhon.

Ainda de acordo com o professor, a educação também é alvo desses avanços, na medida que as aulas tradicionais estão aos poucos coexistindo com a presença de datashows, notebook e demais adereços. “Sem falar do despontar da educação on-line”, argumentou ele. “Por isso julgamos salutar inserir os alunos nesse debate. Acreditamos, outrossim, que é a partir da promoção de debate sobre temas importantes e poucos discutíveis que contribuiremos na educação de alunos e alunas que possam se tornar, de fato e de direito cidadãos formadores de opinião, sendo capazes de intervir de forma positiva no meio em que convivem”, frisou.

Alunos do curso de Redes de Computadores em roda de
conversa antes do debate.
O debate foi estruturado em forma de assembleias onde havia os mediadores, os que defendiam que os avanços tecnológicos influenciam de forma positiva na sociedade, assim como também aqueles que argumentaram sobre o poder de destruição e dependência (se não bem usado) das TICs.

A interdisciplinaridade marcou o debate, na medida em que a cada argumento do alunado se percebia que eles perpassaram por conceitos históricos, sociológicos, filosóficos, geográficos, biológicos, matemáticos e até mesmo na área da saúde. A área proporcionadora do debate foi contemplada além de outros fatores como aqueles que coloca em xeque os efeitos positivos e negativos da tecnologia nas atividades físicas.

Os discentes foram norteados por intermédio dos eixos temáticos “Doenças da Modernidade”, “Impactos das Novas Tecnologias no Meio Ambiente” e “Atividades Física e o Estilo de Vida”. 




























Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!