Oficinas de Teatro tem início na Fundação ARCA


O Projeto ARCA, no município de Altaneira, foi contemplado desde o dia 14 de julho de 2011 como um dos 242 pontos de cultura do Estado do Ceará.

João do Crato em oficina de teatro junto a crianças e
adolescentes do grupo Arcanjos da Música (ARCA).
Foto: Danielle Amorim.
Este projeto, subdivido em dois eixos, associação e fundação, é a única entidade sem fins lucrativos em Altaneira a ser contemplada como ponto de cultura. A contemplação foi fruto do resultado obtido no II Edital da Seleção dos Pontos de Cultura deste estado. A entidade ARCA atendeu aos requisitos e objetivos do edital que entre outras ações busca apoiar instituições que desenvolvam ações de impactos sócio-cultural em suas comunidades, atuando em redes sociais, estéticas e politicas, por meio de repasse de recursos financeiros do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura – Pontos de Cultura e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

Destaca-se que os Pontos de Cultura são uma ação prioritária do Programa Cultura Viva, criado há dez anos pelo Ministério da Cultura. Até agora, o Programa Cultura Viva potencializou as ações culturais em 131 dos 184 municípios cearenses. Com 240 convênios efetivados, o Ceará tem uma das cinco maiores redes de Pontos de Cultura do Brasil. A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, em parceira com o Ministério da Cultura, aprovou 200 projetos de Pontos de Cultura em dois editais de seleção, publicados em 2008 e 2011, e existem ainda 40 Pontos de Cultura conveniados diretamente com o Ministério.

Como parte integrante dessas ações os órgãos agraciados como ponto de cultura devem articular, impulsionar e continuar fomentando suas ações socioculturais nas comunidades onde estão instaladas. Nesse sentido, uma oficina de teatro já está sendo desenvolvida na ARCA junto às crianças e adolescente do Coral Arcanjos da Música. 

Esta será ministrada durante seis meses e aos finais de semana e tem como facilitador o intérprete João do Crato que consegue retratar a música e cultura do Cariri nos mais simples gestos artísticos e que vem já há alguns anos dedicando parte de sua vida as manifestações culturais, de forma específica das pessoas que são esquecidas da história, como os grupos de reisados, por exemplo.

Em entrevista na última sexta-feira (26/09) ao Notícias em Destaque, da Rádio Altaneira FM, João do Crato afirmou que um dos principais objetivos da oficina de teatro é despertar o gosto pelo conhecimento das culturas indígenas e afro-brasileira tão excludente no meio social. “Queremos empoderar através da arte esses jovens, permitindo que sejam cidadãos conscientes da sua realidade, sendo protagonistas da sua própria história”, disse. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!