Condutores de Turismo Comunitário de Altaneira terá 1ª experiência com visitantes


Cerca de 20 (vinte) jovens estão participando de um curso de Condução e Preparação de Trilhas, no Sítio Poças, município de Altaneira. A iniciativa é da Rede de Educação Cidadã – RECID e tem o apoio da Secretaria Municipal de Cultura, Desporto e Turismo.

Participantes do Curso de Condutores de Trilha
no Sítio Poças. Foto: Cícero Chagas.
Um dos incentivadores e coordenador do curso, o educador Cícero Chagas, conhecido popularmente como Cícero Popó tem afirmado quanto indagado sobre a importância e das finalidades de se realizar algo do tipo que não há melhor maneira de inserir o jovem na luta pela preservação ambiental e pelo desenvolvimento de práticas esportivas do que pelo caminho do turismo. Mas para que isso ocorra é fundamental que eles venham a conhecer os benefícios que o curso proporcionará. 

De acordo com Popó um dos principais objetivos a ser alcançado com o processo é contribuir para que os participantes conheçam os potenciais turísticos que Altaneira possui, levando a uma divulgação não só destes potenciais, mas também das infinidades de belezas naturais desta localidade que deixam qualquer um bestificado.

O curso teve início no último dia 06 (seis) de junho sendo subsidiados por aulas teóricas, a princípio na Secretaria de Assistência Social – SETAS e práticas. Esta última encontrou a própria trilha como espaço das apresentações, discussões e experimentos.  Noções como condução, planejamento de trilhas, dicas de primeiros socorros e atividades práticas de arvorismo formaram um dos nortes do curso que contam no seu quadro de ministrantes os professores Eric, Daniela Medina, que desempenha o ofício de historiadora no município de Juazeiro do Norte e Mardineuson.

Segundo informações de Francilene Oliveira (foto acima), uma das participantes do curso de condutores de turismo comunitário, essa equipe terá a primeira oportunidade de colocar em pratica o que desenvolveram neste sábado, 30 de agosto. Na ocasião, cerca de 40 estudantes dos cursos técnicos em Zootecnia e Agropecuária, do município de Iguatu virão a Altaneira objetivando fazer o reconhecimento da Trilha Sítio Poças e percorrê-la. Inclui-se ainda no rol das finalidades desta visita dos iguatuenses conhecer a Horta Dois Irmãos, que está localizada nesse mesmo espaço.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!