Universitária Altaneirense desenvolve projeto Atlas Geográfico Escolar


A estudante concluinte do curso de Geografia da Universidade Regional do Cariri – URCA, Antônia Marinalva Rodrigues Feitosa em conjunto com as professores Antônia Carlos da Silva e Maria de Lourdes Carvalho Neta vem desenvolvendo desde o ano de 2012 um projeto de extensão universitária intitulado Atlas Geográfico Escolar de Altaneira.

Marinalva Rodrigues durante apresentação de trabalho
científico na URCA. Foto: Silvia Sousa.
De iniciativa das docentes mencionadas acima, mestres da referida instituição de ensino superior, o projeto as tem como coordenadoras e conta com colaboração nas pesquisas da universitária altaneirense Marinalva Rodrigues, visando fomentar o debate na produção de material didático e de apoio pedagógico direcionado a educação básica. 

Faz parte também dos objetivos desse ensaio promover e sistematizar diálogos entre a universidade e a escola por meio da produção de gêneros textuais que relacionem os recursos da cartografia escolar ao estudo da geografia local, por conhecer as dificuldades dos professores em encontrar produções para os estudos da localidade, como também da linguagem inadequada das fontes disponíveis, vindo a atender aos alunos da educação básica, bem como aos demais membros da comunidade. Segundo informações de Francilene Oliveira, em publicação sobre o projeto no blog da Rádio, este intento conta com o apoio da secretaria municipal da educação - SME, além de ter como parceiros universitários e outras instituições.

Marinalva já apresentou trabalhos tendo como norte de discussão o atlas escolar em vários espaços acadêmicos. Cita-se aqui a XVI semana de iniciação científica da URCA em 2013, o Encontro Universitário da Universidade Federal do Cariri-UFCA no mesmo ano. Fez parte do palco de apresentações de Marinalva com a temática “Uma contribuição ao estudo da geografia local: os percursos metodológicos da produção do Atlas Escolar de Altaneira-Ce”, o VI Congresso Brasileiro de Extensão Universitária – VI CBU, que se deu em Belém-Pará.

A estudante altaneirense também demonstra preocupação com os problemas ambientais, principalmente os advindos dos lixos jogados e espalhados a céu aberto, tanto que já escreveu um artigo tendo como um dos enfoques os problemas dos lixões, os aterros sanitários com um olhar para esta localidade. Ela deve concluir sua graduação ainda este ano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!