Projeto “Raízes do Siará”, da Secult, é contemplado com recursos de R$ 467 mil para comunidades tradicionais



A Secretaria da Cultura do Estado, Secult, foi contemplada em segundo lugar, no I Edital de Fortalecimento do Sistema Nacional de Cultura, do Ministério da Cultura, MinC, com recursos de R$ 469.770,00 (quatrocentos e sessenta e nove mil, setecentos e setenta reais) para o projeto “Raízes do Siará”, elaborado pela Coordenação de Ação Cultural, da Secult. O projeto, que será firmado por meio da assinatura de um convênio entre o MinC e a Secult, visa fomentar, proteger e promover as Culturas das Comunidades Tradicionais do Ceará, em especial as Quilombolas, Indígenas e Ciganas.

 “Esse Projeto vai auxiliar as comunidades tradicionais a se capacitarem, ao mesmo tempo que possibilitará a geração de renda, a economia criativa e a auto sustentabilidade', justificou João Paulo. Ele informou que está previsto para novembro deste ano o início das atividades do “Raízes do Siará”, que deverá atingir um universo de cerca de 8 mil pessoas. Entre as atividades previstas estão a realização de seminários sobre História e Cultura de cada Comunidade Tradicional; realização de oficinas de Capacitação das lideranças e jovens, com vista na autogestão das próprias Comunidades; feiras e um Encontro de todas as Comunidades Tradicionais no interior do Estado e um Encontro com todas as Comunidades.

O “Raízes do Siará” prevê garantir e propiciar às Comunidades Tradicionais condições para a subsistência autônoma e autossustentável, além de encontrar formas para a inserção livre e justa dos Comunitários nos circuitos de mercado para que estas possam ser fortalecidas do ponto de vista cultural e econômico, sem prejudicar a sua tradição. Ainda se espera que se possa criar multiplicadores nas referidas Comunidades Tradicionais.

No Ceará, de acordo com a Fundação Cultural Palmares já fora, certificadas 38 comunidades quilombolas; já as comunidades indígenas estão presentes em 19 municípios e as ciganas, concentram-se especialmente mas regiões do Cariri e Sobral.

Via Secult Ce


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!