Primeira mulher negra brasileira é conferencista em Congresso Internacional de Comunicação


Acontece de 15 e 19 de julho a Conferência anual da IAMCR – International Association for Media and Comunication Research, na cidade de Hyderabad, na Índia. As conferências da IAMCR são um dos principais eventos da pesquisa em comunicação no mundo. O órgão internacional tem como objetivo incentivar pesquisas na área de comunicação e vem incentivando, nos últimos anos, a inclusão de estudos emergentes e de regiões economicamente desfavorecidas, fora do eixo hegemônico na área. O IAMCR 2014 tem como tema Region as frame: politics presence e practice, que visa explorar a dinâmica dos sistemas de mídia, padrões de comunicação e relações organizacionais dentro deste novo “enquadramento” da região como uma categoria física e conceitual. Este ano será homenageado o estudioso da Comunicação, Stuart Hall, um dos fundadores dos Estudos Culturais, que faleceu em 10 de fevereiro deste ano.

Professora Rosane da Silva Borges, jornalista  e doutora
em ciências da comunicação, fará conferência na Índia
sobre novas propostas de representação da mulher
negra tomando como referência e Educomunicação.
Para as conferências, o evento conta com grandes nomes da comunicação e de outras áreas, como o premiado sociólogo espanhol Manuel Castells. O Brasil terá dois conferencistas, entre eles a professora doutora Rosane da Silva Borges (UEL) que fará conferência na sessão Mediating Marginalities: Caste, Race, Ethnicity e o professor doutor Carlos Affonso Souza (UERJ). Autora de oito livros, entre eles Espelho infiel: o negro no jornalismo brasileiro (Imprensa Oficial) e a biografia de Sueli Carneiro (Summus), Rosane Borges transita em diversos campos da pesquisa em comunicação, com enfoque para o tópico do imaginário e das representações sociais em torno de grupos historicamente discriminados.

Qual a importância deste evento?

Os congressos internacionais da IMACR são um evento importante para repor o debate em torno das principais demandas da comunicação, uma área que se converteu em vetor majoritário para pensarmos o dinamismo das sociedades contemporâneas. Sabemos que além do seu aspecto técnico e veicular, a comunicação comporta uma dimensão fundante que nos provê os modos de sociabilidade em curso, colaboram para tecer as identidades fluidas que nos habitam e oferecer horizontes possíveis para os sentidos da vida cotidiana. Nesse sentido, esse congresso oferece um painel atualizado sobre as principais interrogações que movem as pesquisas na área em seus diversos aspectos, numa perspectiva transdisciplinar. Revolver o campo da comunicação e deslocar os eixos geográficos de sua atuação no âmbito da pesquisa tem sido um desafio para a IMACR.

Quais são os pontos principais da sua conferência?

Irei apresentar uma reflexão em torno das representações das mulheres negras e como tais representações derivam de um imaginário que, de per si, nos institui, social e simbolicamente. Proponho uma aliança entre educação e comunicação, para que tal imaginário seja implodido e construamos, a partir de outros referenciais, um outro imaginário que restitua efetivamente a nossa humanidade. Tomo essa questão como essencial no território da comunicação, em geral, e das mídias, em particular. Existe uma inequívoca correlação entre o racismo e o prodigioso imaginário que dá sustentação a um ideal de superioridade de uns e inferioridade de outros. Sabemos que imagem é poder, um bem importante para a disputa da hegemonia. A visibilidade do mundo, não atende apenas ao princípio iluminista da transparência, mas aos processos de instituição das crenças com as quais concordamos ou discordamos. As redes sociais vem dando escala inaudita a esse fato. É certo que algumas dessas imagens são postas sob suspeita, a exemplo das veiculadas ad nauseum sobre o conflito israel-palestino nesses últimos dias. Não temos dúvida da ação desmedida e massacrante de Israel. Por outro lado, não podemos deixar de considerar que várias dessas imagens são, comprovadamente, montagens para sensibilizar o mundo. Tal recurso nos coloca o desafio de pensar o estatuto da imagem e das crenças que elas conseguem suscitar. A disputa por atenção e adesão passa, necessariamente, pelo poder mobilizador das imagens que se multiplicam em escala exponencial. Pensar imagem, imaginário, racismo e sexismo constitui-se em urgência política.

As mulheres negras têm pouca participação em eventos como este. Como você observa isso?
Normalmente sim, principalmente na composição de conferencistas. Quando participamos de grandes conferências como essa ingressamos no rol dos grupos de trabalho, apresentando nossas pesquisas. É preciso consolidarmos grupos de pesquisa, alicerçados em bases disciplinares comuns, para que possamos partilhar as nossas investigações em escala amplificada.

Como este quadro pode ser alterado?

Por meio de incentivo à pesquisa com foco nas relações raciais. No campo da comunicação, onde a presença de pesquisadoras negras é ínfima, faz-se necessário estimular o ingresso de mulheres negras nas áreas de pesquisa afins.

Quais são suas expectativas com a Conferência?

As melhores possíveis. Acredito, pela própria natureza da Conferência, que as discussões políticas serão um fio condutor para pensarmos o tempo presente que não se permite uma compreensão mais acurada, tendo em vista a velocidade informacional. Há quem diga que devemos ser dromoaptos, ou seja, ter a capacidade de acompanhar o ritmo veloz que os suportes comunicacionais imprimem aos eventos cotidianos. Faz-se necessário dar a comunicação, do ponto de vista da investigação científica, a centralidade que ela ocupa nos desdobramentos tecnológicos que não podem, por si sós, explicar os fenômenos recentes que nos atordoam.


Texto de Silvia Castro, jornalista e pesquisadora na área da Comunicação e foi publicado originalmente no Portal Áfricas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!