No dia de proteção a floresta Trilha Sítio Poças ganha replantio compensatório


João Bel regando mudas na Trilha Sítio
Poças. Foto: Raimundo Soares Filho.
Desde que foi construída e inaugurada em começos de março do corrente ano a Trilha do Sítio Poças, localizado no município de Altaneira, em propriedade do ex-vice prefeito e atual vice-presidente da Associação Beneficente de Altaneira – ABA, entidade mantenedora da Rádio Altaneira FM, Raimundo Soares, conhecido popularmente como “seu mundim”, teve que passar de áreas antes pouco conhecidas para espaços que fosse necessário ao percurso humano. 

Para o surgimento da trilha ecológica foi necessário a descobertas de matas e o seu corte, o que demandou, por parte dos organizadores, um comprometimento em preservar vestígios históricos que comprovam a existência de moradores outrora naquele lugar, como restos de paredes de casas e, claro, uma consciência ambiental.

Participantes do curso de condutor de
trilha plantando mudas.
Foto: Raimundo Soares Filho.
Nesse espaço já foi realizado algumas competições esportivas, principalmente voltadas para o ciclismo e algumas visitas de professores para aulas de campo.  Ainda assim, a principal preocupação é com a recuperação da área a partir do replantio.  No início do ano foram doadas 300 (trezentas) mudas e logo plantadas ao redor do percurso.

Nesta quinta-feira, 17 de julho, dia em que se é comemorado o Dia da Proteção das Florestas a trilha ganhou mais vivacidade. Um dos grandes idealizadores desse projeto trilheiro no município, o jurista e blogueiro Raimundo Soares Filho, afirmou em no seu Blog de Altaneira que o espaço supracitado ganhou mais 30 mudas de arvores frutíferas e outras nativas, como aroeiras, angicos e pau ferro.

Soares ressaltou que desse total, 12 (doze) já foram de imediato plantadas pelos participantes do curso de condutor de trilha desenvolvida em grande parte nessa própria localidade. Ainda assim, ele frisa que o proprietário Mundim sente-se angustiado com a possibilidade de incêndio, haja vista a falta de chuva e as árvores perderem as folhas nesse período. Desta feita é preciso redobrar a atenção dos visitantes quanto à conscientização ambiental.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!