Jovens altaneirenses apostam no Xadrez no desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem


Já não é novidade que o xadrez é um jogo que provoca estímulos e respostas para problemas e os desafios, vindo a desenvolver a capacidade cognitiva do jogador. Na forma Pedagógica o xadrez já é parte integrante do currículo escolar básico de vários países e assim, diversos projetos sociais tem demonstrado sua eficiência em melhoras significativas sobre alguns aspectos, a saber: memória, imaginação, concentração e inteligência.

Este signatário em recentes pesquisas sobre a temática verificou que um dos nossos vizinhos, a Venezuela, a partir do seu Ministério da Educação, também vem investindo neste jogo como uma das principais ferramentas pedagógicas. Lá é desenvolvido o “Projeto Xadrez” e chegou-se a conclusão que o estudo do jogo não somente estimula a inteligência, como os avanços alcançados no campo intelectual tendem a manter-se no tempo.

É notório, portanto, que o xadrez pode e deve ser estimulado a ser implantado em todas as instituições de ensino do Brasil, haja vista sua já comprovada importância no melhoramento do processo ensino-aprendizagem. Não resta dúvida que disciplinas como matemática, redação, história e formação humana terão ganhos de aprendizagem significativos, além de fazer com que se tenha um desabrochar de características fundamentais em bom relacionamento social, tais como a capacidade imaginativa, o pensamento lógico, o senso de responsabilidade social, a ética e a solidariedade. 

Jovens altaneirense por ocasião do I Torneio de Xadrez.
Foto: Fábio Barbosa.
Pensando por este norte foi que um grupo de amigos formado por membros da Associação Universitária de Altaneira – AUNA, ex-alunos (a) do ensino médio resolveram implantar instituições de ensino do município de Altaneira, de nível fundamental e médio podem implantar, como atividades extracurriculares, fora do horário de aulas, o jogo de xadrez. Toda via, como preparação já foi desenvolvida na Fundação Educativa e Cultural ARCA  estudos sistemáticos junto a crianças e jovens que participam dos projetos desta entidade. 

Nessa linha preparativa um campeonato envolvendo 12 competidores foi realizado no auditório dessa mesma fundação e um outro está marcado para ocorrer já neste final de semana.

No último sábado, 26 de julho este signatário e Cláudio Gonçalves estivemos participando do Planejamento dos professores da rede municipal de ensino, na Escola de Ensino Fundamental 18 de Dezembro com a finalidade de apresentar o projeto e como esta instituição pode participar. No ensejo, a diretora Valneir Costa se mostrou sensibilizada, assim como o corpo docente no que toca o engajamento da escola no projeto.



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