Grupo de amigos realiza I Campeonato de Xadrez em Altaneira


O auditório da Fundação Educativa e Cultural ARCA foi palco neste sábado, 04 de julho, do I Campeonato de Xadrez. A iniciativa do torneio partiu de um grupo de amigos que já vem tentando resgatar o gosto dos jovens altaneirenses pelo jogo, seja nas instituições publicas de ensino no município, ou ainda mediante a inserção da modalidade em outros espaços para além da sala de aula.

Emparceiramento dos seis confrontos iniciais do I
Campeonato de Xadrez. Foto: Fábio Barbosa.
O campeonato contou com a participação de 12 competidores segregados em seis duplas. De acordo com as regras do certame, cada partida tinha 30 minutos de duração e os seis ganhadores passaram a próxima fase. Dois dos outros seis que não lograram êxito na partida retornariam a disputa mediante sorteio para compor as quartas de finais. Um dos critérios de desempate foi avaliado na captura de um maior número de peças com maior peço no jogo.

O emparceiramento dos seis confrontos iniciais através de sorteio ficou assim definido – Fernando Henrique e Victor Oliveira, Pedro Rafael e Marcos Lima, João Paulo e Cláudio Gonçalves, Vinícius Freire e José Nicolau, Everton Amorim e Givanildo Gonçalves, Henrique e Antonio. Fernando, Marcos, Cláudio, Vinicius, Everton e Henrique saíram vitoriosos e se juntaram a eles João Paulo e Antonio.

A semifinal foi emparelhada por Fernando x Vinícius e Marcos x Everton. Vinícius em disputa com Everton alcançou o terceiro lugar. Na grande final, melhor para Fernando Henrique que em uma disputa equilibrada com Marcos ficou com o título simbólico de campeão.

09 (nove) desses 12 (doze) competidores formam um grupo de instrutores que estão ministrando aulas de xadrez desde o dia 1º do corrente mês para as crianças que fazem parte do Projeto ARCA. Ficou acordado que no próximo final de semana haverá um novo torneio e a intenção é agregar um número maior de competidores e competidoras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!