Enquanto isso nos jogos do Brasil na Copa do Mundo 2014


Nesta sexta-feira, 04 de julho, como todo brasileiro que se prese e principalmente que goste de futebol, mesmo aqueles que param em frente a TV simplesmente porque é o Brasil, dedicamos ligeiras duas horas para acompanhar mais um jogo decisivo da seleção brasileira e, sempre na expectativa de obtermos mais um bom resultado, nem que seja como já vem ocorrendo desde o início da copa do mundo – sofrido, no sufoco e sem aquele futebol arte que encantava e deixava os adversários trêmulos só de ver alguns jogadores. E como de fato o foi, mais uma vez.

Todos esperavam uma vitória do Brasil para continuar sonhando com o hexa. Todos, a um só tempo - nas redes sociais, em casa na presença da família, de agregados (as) e convidados (as), nos bares, nas esquinas, etc. O adversário, a exemplo dos chilenos se mostrou durante a competição competente, compacto e com um futebol que encantou os torcedores, até mesmo os brasileiros. Portanto, as dificuldades se apresentavam antes mesmos da partida ter início. E se confirmou no desenrolar do jogo. Ontem, na casa do amigo Gutemberg e de sua esposa Risoneide, a cada lance se percebia isso. 

Torcedores altaneirenses durante jogo do Brasil contra a
Colômbia nesta sexta-feira, 04, no espaço denominado de
 Arena Farmácia Mãe Glória por João Alves.
Brasil e Colômbia. Um confronto de americanos. Mais um. As justificativas dos jogadores brasileiros, do técnico e da imprensa era a de que os colombianos jogavam e deixavam os adversários jogarem. Era um time que gostava de jogar pra frente, a todo tempo buscando o gol. E era nessa justificativa que os canarinhos do Brasil encontravam mais força para conquistar um vaga na semifinal. Afinal era a possibilidade do maior maestro do time, o Neymar desencantar e demostrar suas melhores qualidades até então dificultadas pelo esquema de jogo das demais equipes já enfrentadas, com um sistema de marcação mais pesado do que a dos colombianos. Ledo engano. A Colômbia deu espaço sim. Jogou para frente como previam os jogadores do Brasil, ao passo que a seleção brasileira, de início fez o que até então não tinha feito. Marcou o adversário nos seus domínios. A tática deu certo e o gol saiu, jogando, inclusive melhor. Porém, o futebol do Neymar, aquele já conhecido, não aparecia.

Na segunda etapa, os colombianos melhoraram, mas as boas atuações do Neymar ficavam cada vez mais ocultas. Tanto é que o segundo gol não veio dele, nem de um meio campo e muito menos de outro atacante. A zaga apareceu mais uma vez e não no seu espaço habitual, mas na defesa dos adversários. Primeiro Thiago Silva e depois Davi Luís. Não obstante, o placar escondia algo evidente. Neymar não era o mesmo dos outros jogos e os colombianos chegaram a diminuir o marcador e, por pouco não empataram.

Ao contrário do que a mídia está pregando, afirmamos que o Brasil, assim como nas partidas anteriores não jogou bem. Venceu, é verdade. Mas não convenceu. Agora, no meio do caminho vem os alemães. Um adversário muito mais difícil e com muito mais história que os chilenos e colombianos. E não é só isso, com um time bem mais entrosado e compacto. Note-se como mais uma dificuldade nesse meio de caminho, o fato de o motor da equipe, o jogador diferenciado, não estar em condições de jogo e desfalcará a equipe pelo restante da competição. Esperemos, como já e de costume, o sensacionalismo da mídia em relação a esse caso. Serão dias tocando no mesmo tema - a contusão do Neymar. Mas, continuemos na luta e que o hexa venha nem que seja pelas vias já desenhadas. Ganhando, sem convencer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!