Em sessão solene Câmara homenageia Leonel Brizola


A Câmara dos Deputados fez homenagem, nesta quarta-feira (2), a Leonel Brizola, para marcar os 10 anos da morte do líder trabalhista. Além da sessão solene, quando os deputados do PDT destacaram a trajetória política de Brizola, foi aberta a exposição "Brizola: tempos de luta!".

A exposição apresenta em imagem uma síntese da vida
política de Leonel Brizola. Foto: Agência Câmara.
A exposição, que foi inaugurada imediatamente após o encerramento da sessão solene, apresenta em imagens uma síntese da vida política de Leonel Brizola, ressaltando seus principais eixos de luta: a Campanha da Legalidade, o exílio, suas atuações como governador do Rio de Janeiro e do Rio Grande do Sul e suas ações em prol da Educação como governante.

Leonel de Moura Brizola nasceu em Carazinho (RS), em 1922, e marcou a política brasileira por quase 60 anos. Em 1959, aos 37 anos, elegeu-se governador do Rio Grande do Sul. Em 1961, após a renúncia do presidente Jânio Quadros e com o veto militar à posse de João Goulart, então vice-presidente, liderou a Campanha da Legalidade, em prol do restabelecimento das prerrogativas presidenciais. As ações de Brizola acabaram forçando seu exílio no Uruguai, em 1964, por ocasião do golpe militar.

Brizola volta ao Brasil em 1979, com a anistia. Em 1980, funda o Partido Democrático Trabalhista (PDT) para dar continuidade ao movimento trabalhista de raízes getulistas oriundo do antigo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

No Rio de Janeiro, elege-se governador duas vezes (1983-1987 e 1991-1994). Sob inspiração do antropólogo Darcy Ribeiro, implanta no estado os Cieps (Centros Integrados de Educação Pública), programa de educação integral que se tornou referência nacional. Brizola faleceu em 21 de junho de 2004.


Via Agência Câmara

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!