Dia de Nelson Mandela: um dia por um mundo melhor!


Com o objetivo de inspirar pessoas a tomarem medidas que modifiquem o mundo para a paz, as Nações Unidas criaram oficialmente em 2009, o Dia Internacional Nelson Mandela ‒ ou Mandela Day. Desde então, o dia 18 de julho de cada ano é dedicado ao pacifista que, como maiores legados, deixou o fim do apartheid ‒ segregação racial que marcou a história da África do Sul por mais de quatro décadas ‒ e a consciência de justiça social aliada ao respeito e à dignidade.

Para integrar a campanha internacional, a Universidade de Brasília (UnB) realizará na data alusiva, uma programação composta por diversas atividades visando a divulgação desse legado, a reflexão sobre o racismo no Brasil e a valorização da cultura de matriz africana. O evento acontecerá no Auditório da Fundação Cultural Palmares (FCP/MinC), a partir das 14h.

De acordo com Marcos Moreira, professor do Instituto de Letras da UnB e organizador do evento, o grupo de pesquisa “A Desconstrução como Justiça”, com o apoio da Casa de Cultura da América Latina e do Decanato de Extensão da universidade preparou uma série de atividades chamando a atenção para o espírito de mudança do grande pacifista.

A meta do Mandela Day é fortalecer novas lideranças interessadas em combater o racismo que não é uma luta apenas das populações negras”, ressalta Moreira, lembrando que grupos como judeus, indígenas e muçulmanos também são alvos de discriminação e que, quando se trata de preconceitos, ainda há muito o que ser feito.
Reafirmação

A UnB foi a primeira instituição brasileira a outorgar a Mandela o título de Doutor Honoris Causa. Trata-se de um diploma universitário compatível com o doutorado acadêmico a pessoas que tenham se destacado em determinada área. O reconhecimento aconteceu um mês após a libertação do ativista após 27 anos de prisão, por ter sido considerado um líder rebelde aos interesses do governo daquela época.

Moreira destaca ainda, que a participação da UnB nas celebrações mundiais do aniversário de Nelson Mandela é a reafirmação da relevância do líder sul-africano para a universidade. “A UnB é uma instituição de vanguarda na luta pelos direitos humanos e na construção de políticas sociais. É um espaço onde nomes como o de Mandela devem ser sempre citados”, completou.
67 minutos – Na data em que se celebra o Mandela Day, a Organização das Nações Unidas (ONU) incentiva que em todo o mundo sejam realizadas ações com pelo menos 67 minutos de serviço comunitário. Cada minuto representa um ano de dedicação de Madiba, como era também conhecido o líder, ao serviço pela humanidade. É um reconhecimento às contribuições feitas por ele como advogado de direitos humanos, combatente da liberdade, prisioneiro de consciência, pacificador internacional e primeiro presidente democraticamente eleito de uma África do Sul livre.

Entre as possibilidades de atuação para os 67 minutos, estão os cuidados com o meio ambiente, a dedicação às crianças, o voluntariado em hospitais, prisões e orfanatos, entre outras. A proposta é que todos participem de algum movimento que vise transformar o mundo em um lugar melhor.



Via Palmares


2 comentários:

  1. Assistiu ao filme sobre a vida de Nelson Mandela? Está simplesmente fantástico. O mundo precisa de mais líderes políticos como ele. A homenagem dessa Universidade é justíssima.
    Um abraço
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Ruthia. Precisamos demais de pessoas que pensem e ajam como o Nelson.

      Excluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!