URCA promove Mesa Redonda e debate sobre o golpe que instaurou a Ditadura Civil-Miliar


A Universidade Regional do Cariri – URCA, através do Laboratório de Imagem, História e Memória - LABIHM do Departamento de História, promoveu nesta segunda-feira, 31, junto a professores e estudantes uma Mesa Redonda intitulada “1964, 50 anos, é preciso falar” com finalidade de discutir os resquícios desse período em que o Brasil esteve mergulhado por mais de duas décadas e que se completa meio século desde sua instauração.

A Mesa foi coordenada pelo professor de História Econômica desta instituição de ensino superior, Carlos Rafael Dias. O evento contou no corpo de expositores com os professores Fábio José Queiroz Cavalcante, doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará – UFC, Fernando Anselmo, mestre em Ciências Políticas pela Universidade Federal de Pernambuco – UFPE e Sônia Maria de Meneses Silva, doutora pela Universidade Federal Fluminense – UFF, todos do departamento de história da URCA.

Fábio José, Sônia Meneses, Francisca Anselmo e
Carlos Rafael em Mesa Redonda, na URCA.
Foto: Professor Darlan Reis Jr.
O professor Fábio José discorreu sobre os fatores que permitiram a ligação entre as classes dominantes e os militares contribuindo para o período de exceção, além de analisar o revisionismo na historiografia brasileiro que tenta amenizar a ditadura. O professor Adjunto da URCA, Darlan Reis Júnior, doutorando em História Social pela UFC, registrou com precisão o discurso de Fábio.  “Precisão, conhecimento e didática. Abordou a questão da crise orgânica que ocorria e como as classes dominantes perpetraram a ditadura apoiando-se nos militares”, publicou na rede social facebook.

De acordo com publicação no Blog dos Bancários do Cariri, Francisca Anselmo veio a abordar a revisão historiográfica sobre o acontecimento realizada por várias expressões acadêmicas brasileiras, destacando algumas controvérsias teóricas sobre a temática. Já Sônia Meneses falou tendo como enfoque a memória das vítimas da Ditadura. Finalizando, foi instaurado debate com intervenção da audiência, composta por professores e alunos da URCA, além de pessoas da comunidade em geral.

Está programada ainda para o mês de abril a realização de uma mostra fotográfica sobre o golpe de Estado e a ditadura civil-militar que lhe sucedeu.

Um comentário:

  1. Uma mesa redonda balanceada e produtiva deve ter representeates das partes envolvidase relacionadas ao evento discutido.

    Porem observa-se nessa mesa apenas representates das partes que se opõe ao evento discutido, não podendo assim se esperar um debate realmente aberto, abrangente e honesto.

    ResponderExcluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!