Os mais deslumbrantes possíveis pontos turísticos de Altaneira


O município de Altaneira, localizado na região do cariri, sempre foi conhecido pelas rivalidades político-partidárias referenciadas desde sua emancipação por dois polos – situação e oposição que se revezam no poder local. Mas nos últimos anos, essa situação vem perdendo força para outra faceta importante, a conotação histórica e turística.

Lagoa do Sapo. Foto: Raimundo Soares Filho.
Atualmente, a visita de outros povos com destino a Altaneira se configura quase sempre no mês de outubro quando do período em que a fé, principalmente na vertente do catolicismo se revigora e movimenta a economia durante os nove dias dos festejos destinados a Santa Tereza D’Ávila – Padroeira do município. Aliado a isso, vem a Fundação e Associação ARCA que há mais de uma década tem colocado este lugar na rota turística a partir de projetos sociais e culturais, na grande maioria destinado a geração de renda e conhecimentos musicais agregando visitas quase que mensalmente.

Pedra Grande, no São Romão. Foto: Blog do S. Romão.
Nos últimos meses outras vertentes turísticas em potencial e ainda pouco visitadas vem sendo alvo de conhecimentos e sendo percorridas pelos próprios altaneirenses, muitos inclusive, divididos em grupos de motoqueiros. O “Cobras Moto Clube” e os “Kalangus Aventureiros” são exemplos. Dentre os locais já visitados e com grande possibilidade de virar Pontos Turísticos pode-se destacar a Lagoa Santa Tereza, berço do surgimento do município, a Lagoa do Sapo, popularmente conhecida como “Barragem”, Riacho da Samambaia, e a Nascente e a Pedra Grande, ambas no distrito do São Romão, Caldeirão, no sítio Taboleiro (um dos próximos destinos dos "Kalangus"), além claro, dos caminhos das florestas ainda pouco percorridas, mas que permitem o conhecimentos de belezas inimagináveis e o convívio com a fauna rica em aves, mamíferos, répteis e insetos.

Ante a isso, vale ressaltar que já está na hora de se preparar um estudo detalhado desses locais com enfoque na sua transformação em pontos turísticos divididos em vertentes, a saber, religiosa, histórico-cultural e ecológica, buscando junto aos governos municipal, estadual e federal verbas nesse sentido. Note-se que para além dos pontos turísticos, esses locais proporcionam saúde física e mental, a medida que serve de práticas esportivas.

Confira outros fotos


Lagoa de Santa Tereza.
Projeto ARCA em dia de Visita.
Nascente do São Romão.
Altaneira durante os festejos da Padroeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!