Projeto ARCA, em Altaneira, torna-se ponto de Cultura

O Projeto ARCA, no município de Altaneira, foi contemplado desde o dia 14 de julho de 2011 como um dos 242 pontos de cultura do Estado do Ceará.

Banner do Projeto ARCA como
Ponto de Cultura.
A contemplação foi fruto do resultado obtido no II Edital da Seleção dos Pontos de Cultura deste estado. A entidade ARCA dividida entre Fundação e Associação atendeu aos requisitos e objetivos do edital que entre outras ações busca apoiar instituições que desenvolvam ações de impactos sócio-cultural em suas comunidades, atuando em redes sociais, estéticas e politicas, por meio de repasse de recursos financeiros do Programa Mais Cultura do Ministério da Cultura – Pontos de Cultura e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará.

O projeto ARCA é uma entidade sem fins lucrativos e que vem desenvolvendo há mais de uma década importantes trabalhos nesta municipalidade. A Fundação desenvolve projetos relacionados à área educativa. Ganha destaque aqui os projetos Inclusão Digital, Biblioteca ARCA da Leitura, Melodia, dentre outros. A Associação é referenciada por gerar, através da solidariedade renda aos agricultores. A apicultura é exemplo desse quesito.

A organização dos pequenos proprietários rurais do município em uma rede de agricultores familiares faz parte de uma das atividades essenciais da Associação que permite a utilização de mão de obra em núcleos familiares. Além da subsistência familiar há também o fornecimento de alimentos para a merenda escolar.

Flávia Cícera, coordenadora da Biblioteca ARCA da Leitura afirmou que a transformação da ARCA em Ponto de Cultura é uma conquista que envolveu muito esforço e dedicação de todos. Essa conquista sem dúvida irá contribuir e muito para a inserção de Altaneira na rota turística. No entanto, ressaltou ela ao Informações em Foco, “isso só veio a coroar um trabalho que já vem sendo desenvolvido. Os recursos do projeto irão ajudar a ampliar e fortalecer nossos projetos. Vamos nos organizar para a completa implantação do mesmo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!