Pretas Simoa, no cariri, discute situação das mulheres negras


Sala do VII Semestre de Letras (URCA) recebe Grupos de
Mulheres Negras do Cariri. Fotos: Pretas Simoa
A Universidade Regional do Cariri – URCA foi paco nesta quinta-feira, 13, de encontro que evolveu os integrantes do Pretas Somoa, do Grupo de Mulheres Negras do Cariri com o propósito de debater sobre as diversas nuances das mulheres negras brasileiras.

No encontro, ocorrido na sala do 7º semestre do curso de Letras, foram expostos de forma dialética a vivência marcada pelo racismo e pelo sexismo, fatores que criam uma realidade de violação de direitos e exclusão estrutural.

As integrantes Karla Alves, Jessyca Diniz, Yasmin Rodrigues e Jarid Arraes argumentaram a respeito de temas ligados a sexualidade, religiosidade, mercado de trabalho, educação e saúde, respectivamente. Segundo informações do Pretas Simoa, os debates foram subsidiados de estatísticas oficiais de órgãos como o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE e Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada - IPEA e chamaram a atenção dos presentes para as especificidades das Mulheres Negras, sobretudo no contexto do evento, inserido na programação de Março organizada pelo Conselho de Mulheres de Crato/CE.

Foi muito revigorante. Todo o debate foi carregado de muito sentimento e emoção”, disse Karla Alves ao Informações em Foco.

Veja mais fotos









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!