Matrículas crescem na educação infantil, mas estabilizam no ensino médio



O número de matrículas em creches cresceu 7,5% em 2013 em relação ao ano anterior e 2,2% na pré-escola. O crescimento, no entanto, não se reflete no ensino médio, cujas matrículas estão estagnadas (-0,8%). Os dados são do Censo da Educação Básica 2013, divulgados nesta terça-feira (25) pelo Ministério da Educação - MEC.

Crianças no CREI Ciranda do Saber (Altaneira-CE) por
ocasião do "Projeto Identidade". Foto: CREI
Na apresentação, o ministro Henrique Paim e o presidente do Inep, Francisco Soares, afirmaram que o fluxo escolar está melhorando, isto é, há menos alunos atrasados que estejam matriculados na educação básica. Essa seria a razão para a redução no número de matrículas no ensino fundamental.

Em 2013, havia 13,3 milhões de estudantes matriculados nos anos finais do ensino fundamental. O montante é 2,8% menor que o número de 2012. Apesar dessa correção no fluxo, o número de matrículas no ensino médio não cresceu e segue estagnada a números equivalentes aos de 2007.

"A boa notícia é que está melhorando a aprovação", afirmou Francisco Soares. "Mas o abandono no 1° ano [do ensino médio] ainda é grande." Soares não soube especificar os números de aprovação e retenção dos estudantes na educação básica e afirmou que os dados serão divulgados posteriormente.

O número de alunos da Educação de Jovens e Adultos - EJA caiu. Em 2013, 2,44 milhões de estudantes cursavam o ensino fundamental em salas de jovens e adultos, o número é 4,5% que o do ano anterior. No ensino médio, a queda é de 1,6% (1,32 milhões).

Educação profissionalizante

O número de alunos na educação profissional cresceu no último ano, tanto na rede pública como na rede privada. A rede pública teve 749.675 matrículas em 2013, um crescimento de 2,7%. Na rede privada, o aumento foi de 9,3% (691.376).

O MEC deve mapear os alunos na saída do ensino fundamental para saber se eles estão abandonando os estudos, seguindo para o EJA ou para o ensino profissionalizante.


Com MEC/UOL



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