Concluída I Formação de Novos Locutores da Rádio Altaneira FM



Francilene, João Paulo e Marciel durante apresentação
dos roteiros e pautas elaboradas.
Foi dado início no dia 29 de dezembro de 2013, pela entidade mantenedora da Rádio Comunitária Altaneira FM, a Associação Beneficente de Altaneira (ABA), a I Formação de Novos Locutores/Comunicadores deste meio de comunicação.

Durante os encontros que se deram sempre aos domingos pela manhã, no prédio que sedia três entidades, Associação Raízes Culturais de Altaneira (ARCA), Fundação ARCA e a ABA, os quatro "sobreviventes" (que participaram do início ao fim) tomaram contato com uma síntese crítica da história do rádio no Brasil e em Altaneira, os fundamentos da comunicação, linguagem, sociedade e mídia, a linguagem e a transformação social, linguagem radiofônica, o rádio e suas características, além de discutir, analisar e construir seus próprios roteiros de programas. Este último tópico, inclusive, serviu de base para a parte pratica. Aqui, no último domingo (02/02), os formandos Francilene Oliveira, João Paulo, Lulu e Marciel (Aratama - Assaré) tiveram contato com um estúdio montado e apresentaram, cada um a seu estilo, uma programação baseada nas pautas e roteiros elaborados.

Marciel e João Paulo em estúdio
montado.
Para além dos pontos acima os formandos tiveram a oportunidade de discutir a importância da cidadania nas suas várias facetas. Perceberam que isso passa necessariamente pelos espaços de poder e por quem tem esse poder e, que a rádio está inclusa nesses espaços. Em todos os encontros a formação cidadã foi sendo destacada como necessária, para que os eles possam ultrapassar as barreiras da informação/comunicação e se tornarem além de locutor/comunicador, um locutor/comunicador/cidadão, vindo a contribuir na construção de novos valores calcados na politização e na solidariedade.

No próximo sábado, 08/02, haverá um novo encontro com a finalidade de instruir tecnicamente os novos comunicadores, além de discutir a nova programação da Rádio Comunitária Altaneira FM.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!