Tensão e nervosismos marcam última sessão na Câmara de Altaneira



Plenário da Câmara de Altaneira. Foto: Júnior Carvalho.
Os nove vereadores que compõem o Poder Legislativo de Altaneira se reuniu na tarde desta terça-feira, 10, para a última sessão parlamentar antes do recesso. Na pauta, quatro projetos de leis para serem discutidos e votados.

O primeiro deles, não necessariamente nessa ordem, sob a numeração 011/2013, dizia respeito à concessão de incentivo financeiro aos catadores de matérias recicláveis- bolsa reciclagem, no âmbito municipal, de autoria do vereador Antonio Leite (SDD).  Na defesa do PL Antonio Leite fez um balanço das dificuldades que os catadores no país vêm tendo e chamou a atenção para a importância que o lixo, se bem tratado, pode gear aos munícipes, principalmente, aos que dele depende diretamente para a sobrevivência. O parlamentar chegou a mencionar a Associação dos Catadores de Lixo formada no município, na qual ele ocupa a função de presidente e clamou pela aprovação da matéria, pois segundo ele isso fortalecerá a Associação e os seus membros.  O texto foi aprovado por unanimidades, mas com algumas ressalvas e questionamentos sobre a possível ilegalidade do texto. O foco da discussão nesse sentido foi tomada como base o fato da Associação ser uma entidade sem fins lucrativos e, passar, desta feita, a receber incentivos financeiros do município.

O segundo, sob o Nº 009/2013, tratava da denominação do prédio do Posto de Saúde do distrito do Sitio são Romão. O prédio da saúde passará a se chamar João Gualberto da Silva, conhecido popularmente por Caboquinho. De acordo os autores do projeto, Edezyo Jalled (SDD) e Alice Gonçalves (PSB) o objetivo é prestar homenagens a um dos personagens importantes da política partidária local. Ao defender o texto Edezyo fez menção a toda historinha política de Caboquinho. Este foi vereador em três oportunidades e durante os assentos na Câmara chegou a presidir os trabalhos na casa. Foi um dos constituintes e chegou a disputar, sem êxito, o cargo de vice-prefeito.

Vereador Genival Ponciano (PTB).
Foi discutido e aprovado também o Projeto de Lei Nº 010/2013, oriundo do executivo municipal versando sobre criação de cargos de provimentos efetivos, solicitando, desta feita, o legislativo a autorizar abertura de Concurso Público.

Todavia, para além das matérias analisadas, discutidas, votadas e aprovadas, todas elas se suma importância, o que chamou a atenção dos presentes e para os que acompanhavam os trabalhos pela Rádio e até mesmo via internet, através dos blog, foi, sem dúvida os ânimos alterados de alguns parlamentares, principalmente Genival Ponciano (PTB). Por diversas vezes o parlamentar saiu do controle e vire e mexe voltava a discursar sobre as constantes críticas que eles, enquanto legisladores e fiscalizadores vêm sofrendo por parte dos blogueiros, ao qual este signatário está incluso. Em alguns momentos era nítido a tensão e o nervosismo do edil que chegou, inclusive a bater sobre a mesa, profundamente exaltado.






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!