Cinco altaneirenses foram habilitados no Edital Agentes de Leitura do Estado do Ceará 2014


A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará divulgou hoje (17/12) o Resultado Final do Edital Agentes de Leitura do Ceará – 2014. O edital no valor de R$ 1.270.000,00, oriundos do Fundo Estadual de Combate à Pobreza – FECOP, selecionou 280 jovens e adultos com habilidades mediadores da leitura, que atuarão no âmbito de suas comunidades junto a cerca de 7 mil famílias participantes do Programa Bolsa Família.

De acordo com a coordenadora do Programa, Norma Santana, os selecionados devem enviar até quarta-feira, (18/12), a documentação através do e-mail: agentesdeleitura2014@gmail.com. A coordenadora informa ainda que serão encaminhados aos secretários de Cultura e/ou Educação as justificativas de desabilitação dos inscritos.

Os selecionados receberão uma bolsa de complementação de renda com valores que variam de R$ 400,00/mês a 1.800,00/mês, além de um kit de bicicleta, bolsa e acervo bibliográfico. As inscrições estiveram abertas no período de 04 a 9 de dezembro, para pessoas físicas, com ensino médio concluído, na faixa etária de 18 a 29 anos, residentes em um dos municípios contemplados pelo projeto Agente de Leitura do Ceará.

O PROJETO

O Projeto Agentes de Leitura do Ceará, pioneiro no Brasil, é, originalmente, uma ação da Secretaria de Cultura do Estado/SECULT, junto ao Fundo Estadual de Combate à Pobreza/FECOP, que, desde 2006, vem promovendo a democratização do acesso ao livro e à leitura por meio de atividades mediadoras ancoradas em acervos bibliográficos que, posteriormente, são integrados ao acervo das bibliotecas públicas municipais e/ou comunitárias.

De acordo com aferição, coordenada pela Secult, por meio de aplicação de testes de proficiência leitora, foi registrado um aumento de 44% da compreensibilidade do material lido em relação ao início do projeto, que tem duração média de 10 meses. O Projeto Agentes de Leitura já atua em 43 municípios cearenses, e beneficiou 927 comunidades, realizando o empréstimo de 43.892 livros.

Para os desabilitado procurar a secretaria de Cultura de Altaneira para se informar sobre como proceder para a habilitação.


Confira a relação de Habilitados e Desabilitadas para o município de Altaneira:




Via Secult-Ce

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!