Após troca de candidato na última hora, PT vence em Tarrafas




Após troca de nomes às vésperas da eleição, a candidata Maria Girleuda (PT), foi eleita ontem nova prefeita de Tarrafas (a 458 km de Fortaleza). Ela entrou na disputa no lugar do marido, Neto Alcântara (PT), que teve a candidatura indeferida pela aplicação da lei da Ficha Limpa. As novas eleições no município ocorreram porque a prefeita e o vice, eleitos em 2012, foram cassados por compra de votos.

De acordo com informações do cartório eleitoral de Assaré, onde ocorreu a apuração, Girleuda foi eleita com 3.227 votos (59, 19% dos votos válidos), contra 2.225 votos (40,81% dos votos válidos) do candidato Cláudio Alves Palácio (PSD).

Só na última quinta-feira Girleuda teve seu nome inserido na disputa, em substituição a Neto Alcântara. O chefe do cartório de Assaré não soube dar detalhes das acusações que culminaram no indeferimento da candidatura. A eleição de ontem foi considerada tranquila pelos órgãos de segurança.

Cassação

A cassação da então prefeita Lucineide Batista (PSB) ocorreu em agosto deste ano, após ação movida pela coligação “Unidos por uma Tarrafas melhor” - que venceu a nova eleição. De acordo com a ação, a ex-prefeita teria realizado doações em troca do apoio dos eleitores durante o pleito de 2012.

Pouco antes, Lucinha já havia sido afastada do cargo após ação conjunta do Ministério Público, que constatou indícios de fraudes em licitações e contratos administrativos da gestão municipal, bem como de desvio de dinheiro público.

Estratégica

O deputado federal José Guimarães (PT), líder do partido na Câmara dos Deputados, comemorou o resultado da nova eleição. Com esta, o PT soma agora 30 prefeituras sob seu comando no Estado.

“É uma Prefeitura importante, porque é mais uma no Cariri Oeste, onde agora temos três: Tarrafas, Assaré e Salitre”, disse Guimarães. A nova prefeita faz parte da corrente interna do deputado no PT, a mesma que assumirá o comando o partido no nível estadual com Diassis Diniz, que toma posse esta semana. Isso, explica Guimarães, será fundamental para o partido na eleição do próximo ano. “Acabamos de sair de um processo de eleição interna e vamos colher os frutos disso em 2014”, projeta.

O partido trabalha com três prioridades no Ceará, segundo o deputado: a reeleição da presidente Dilma Rousseff (PT), a manutenção do atual arco de alianças no Estado e a participação do PT na chapa majoritária da eleição, “de preferência para o Senado”.

O deputado comemorou ainda a última pesquisa Datafolha, que mostrou crescimento das intenções de voto em Dilma.

Número

59,19% dos votos válidos, foi a votação que deu a vitória a Girleuda Alcântara

Por quê

ENTENDA A NOTÍCIA

As novas eleições em Tarrafas ocorreram porque a prefeita eleita em 2012 foi cassada em agosto por compra de votos. Como ela havia tido mais de 50% dos votos na eleição, a legislação determina a realização de novo pleito.
Via O Povo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!