Quando setembro chegar...*




Cariri sediará mais uma Semana Freiriana

Será realizada no período de 14 a 21 de setembro desse ano, no SEST SENAT do Crato, a terceira edição da Semana Freiriana do Cariri (3ª SFC), um evento anual, realizado pela Escola de Políticas Públicas e Cidadania Ativa (EPUCA), organização não governamental sediada na cidade do Crato.

O nome Semana Freiriana é uma referência ao educador pernambucano Paulo Freire, cujo aniversário de nascimento é celebrado em 19 de setembro. O evento reúne educadores, pesquisadores, estudantes militantes de movimentos sociais e representantes de instituições públicas e privadas ligadas à educação para uma série de diálogos sobre educação, inspirados na vida, na obra e no legado de Freire.

Esse ano a Semana celebrará os 50 anos da experiência de alfabetização de adultos vivida por Paulo Freire e várias outras pessoas na cidade de Angicos, no Rio Grande do Norte. Nessa experiência cerca de 300 trabalhadores urbanos e rurais de Angicos foram alfabetizados em apenas 40 horas de atividades. A experiência ficou conhecida como as 40 horas de Angicos.

O processo foi abortado com o golpe militar de 1964 que derrubou o então presidente da República, João Goulart. Paulo Freire e vários outros participantes da chamada “revolução de Angicos”, foram presos e exilados. Mas o educador nascido em Recife continuou a espalhar a semente de uma outra educação, mundo afora.

A 3ª Semana Freiriana do Cariri foi incluída na agenda nacional de celebrações do meio século da experiência de Angicos pela Comissão Angicos 50 anos, uma iniciativa do Instituto Paulo Freire e do Ministério da Educação.

Para falar sobre essa experiência e sobre os seus desdobramentos, a EPUCA convidou o educador e diretor do Instituto Paulo Freire, Paulo Roberto Padilha, que participará da roda de conversa de abertura da Semana, na noite de 16 de setembro (segunda-feira).

Na verdade, a programação da 3ª SFC terá início na noite de 14 de setembro (sábado) com um show da banda Fulô de Aurora (Fortaleza/CE) e na segunda-feira (16), os participantes da noite serão acolhidos pelo reisado do Mestre Aldenir, da cidade de Juazeiro do Norte (CE).

A programação prosseguirá até o dia 21 de setembro (sábado), sempre no SEST SENAT do Crato, intercalando rodas de conversa, mostra de trabalhos científicos, partilhas de boas práticas e saberes, pré-conferências lúdicas e muitas expressões da cultura popular tradicional do Cariri.

Para Joelmir Pinho, diretor geral da EPUCA e membro da Comissão Organizadora da Semana Freiriana, é difícil destacar um momento especial dentro da programação montada para esta terceira edição, mas ele se arrisca enfatizar o encontro que acontecerá na noite de 19 de setembro (quinta-feira), entre os meninos e meninas da Banda de Lata Criança Feliz (Quixeramobim/CE) e a Banda Cabaçal dos Irmãos Aniceto (Crato/CE).

Outro destaque é a roda de conversa que acontecerá na noite de 18 de setembro (quarta-feira), tendo como convidada a advogada e ativista cultural Maria Cláudia Canto Cabral, integrante do Movimento Mães pela Igualdade. Cláudia Cabral terá como mote para a sua conversa com os presentes o tema Educação, Família e Diversidade.

A programação da 3ª Semana Freiriana do Cariri será encerrada na noite de sábado (21) com o show da banda Zabumbeiros Cariris, que trará para o palco do evento seu mais recente trabalho: Candeias.

A programação completa da Semana Freiriana e várias outras informações podem ser acessadas no blog oficial do evento, no endereço http://www.sfc2013.wordpress.com.

*Título sugerido por Mirian Almeida Rodrigues Tolovi

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!