GRUNEC Cariri publica CARTA DE REPÚDIO aos organizadores da III Conferência de Promoção da Igualdade Racial




O Grupo de Valorização Negra do Cariri – GRUNEC, através de um de seus membros, Karla Alves, publicou nesta quarta-feira, 21, CARTA REPÚDIO com o propósito de demonstrar a insatisfação e indignação com a forma desrespeitosa de como foi conduzido o processo de preparação, organização e execução da III Conferência de Promoção da Igualdade Racial nas suas etapas antecedentes.

De acordo com a carta, os membros se indignam com Secretaria de Cultura do Crato que não levou em consideração a importância do GRUNEC, como portador de comprovadas atuações no que toca ao combate à discriminação racial junto às comunidades tradicionais negras rurais e de terreiro na região do cariri, descartando a sua participação na mobilização e organização do processo descrito.

Foi alvo de críticas também Ivaldo Paixão, coordenador da Coordenadoria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, no Estado, a CEPPIR. Para Karla Alves ele, durante a realização da etapa regional, em Crato, agiu de forma autoritária. “E em decorrência do seu descontrole, desrespeitou o exercício da democracia, intimando através de seus gritos desnecessários a todo o plenário presente. Resolveu pelo seu próprio intelecto, que a conferência prevista para encerrar às 15h30min fosse encerrada às 13h30min e, ao final não permitiu de forma alguma que a plenária fizesse qualquer crítica ao seu comportamento elitista, arrogante e descontrolado”, diz Karla na carta.

Ante o exposto o GRUNEC se recusa a participar da etapa estadual da III Conferência de Promoção da Igualdade Racial.

Karla Alves, membro do GRUNEC. Foto retirada do seu
perfil na rede social facebook
Confira na íntegra a CARTA REPÚDIO publicada ontem por Karla Alves

“O Grupo de Valorização Negra do Cariri – GRUNEC – que há 13 anos desenvolve atividades a nível regional para o combate à discriminação racial junto às comunidades tradicionais negras rurais e de terreiro, procurando manter o diálogo com as universidades, grupos culturais e demais setores da sociedade local, estimulando pesquisas na temática e buscando fortalecer e propagar a cultura negra no Cariri e, portanto, consideravelmente apto a participar do processo de preparação e execução da III Conferência de Promoção da Igualdade Racial, vem por meio desta expressar sua TOTAL INDIGNAÇÃO E REPÚDIO aos organizadores e coordenadores da etapa macro regional Centro Sul pela forma centralizadora e desrespeitosa como se deu a efetivação da referida conferência.

A princípio, nossa indignação se volta contra a SECRETARIA DE CULTURA DO CRATO que em parceria com a CEPPIR subsidiou a etapa regional da III Conferência Estadual da Igualdade Racial, que ocorreu na cidade do Crato, região Sul do estado Ceará, no último dia 06 de agosto. A referida Secretaria descartou totalmente a possibilidade de contribuição do único grupo de movimento negro organizado com uma atuação historicamente comprovada no Cariri, portanto com devida competência para a articulação e mobilização da sociedade civil e, principalmente, daqueles que estão verdadeiramente comprometidos com o combate ao racismo.

Dos 42 municípios que compõem a região do Cariri cearense, representantes de apenas 05 municípios se fizeram presentes. Das 25 comunidades negras rurais da região caririense e onde se localizam as 04 comunidades certificadas pela Fundação Cultural Palmares como remanescentes quilombolas, apenas 02 representantes se fizeram presentes graças à rapidez e à eficácia dos membros do GRUNEC que, mesmo diante do descaso de ser informado somente 05 dias antes da realização da conferência, considerou ser de suma importância garantir a presença daqueles que mais sofrem pela falta e/ou inacessibilidade de políticas públicas. Enfatizamos que sabíamos da realização prévia da Conferência das Comunidades Tradicionais, todavia, entendemos que a participação deste segmento iria evidenciar as necessidades específicas de suas localidades e contribuir para, concretamente, demarcar e instituir na agenda do movimento negro o peso das demandas das comunidades rurais do Cariri, necessidades estas também descartadas pela organização do referido evento.

Em segundo lugar, REPUDIAMOS completamente a forma de execução da conferência, reflexo da total incapacidade e despreparo do Sr. Ivaldo Paixão, coordenador da CEPPIR Estadual, pessoa a qual se designa a coordenação das conferências no estado do Ceará. Durante a realização do evento, o Sr. Ivaldo mostrou-se, por diversas vezes, exageradamente exaltado. E em decorrência do seu descontrole, desrespeitou o exercício da democracia, intimando através de seus gritos desnecessários a todo o plenário presente. Resolveu pelo seu próprio intelecto, que a conferência prevista para encerrar às 15h30min fosse encerrada às 13h30min e, ao final não permitiu de forma alguma que a plenária fizesse qualquer crítica ao seu comportamento elitista, arrogante e descontrolado.

Reconhecemos e acreditamos na importância e na necessidade das conferências nacionais, estaduais e regionais convocadas pela Secretaria de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR- que visa estabelecer e aproximar o diálogo entre governo e sociedade civil, nos permitindo ampliar o debate sobre a questão racial a nível nacional, procurando atender as demandas específicas da diversidade étnica de cada região. 

Contudo, não admitimos, nem compactuamos com nenhuma das atitudes citadas acima, que envergonham a trajetória de luta do povo negro neste país, neste Estado e na nossa região. Por fim, ressaltamos que não nos sentimos representados sob nenhuma hipótese pelo Sr. Ivaldo Paixão, a quem só lamentamos por estar à frente da CEPPIR estadual. Deste modo nós, membros do GRUNEC, renunciamos a participação na etapa estadual da III Conferência de Promoção da Igualdade Racial do Estado do Ceará.

GRUPO DE VALORIZAÇÃO NEGRA DO CARIRI – GRUNEC”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!