Vítimas de abusos sexuais protestam contra canonização de João Paulo II



João Paulo II, ex-pontífice poderá ser canonizado. 
Vaticano terá que explicar casos de pedofilia. 

Organizações ligadas às vítimas de abusos sexuais no México apelaram ao Papa Francisco que vete o processo de canonização de João Paulo II. O grupo pede que o ex-pontífice polonês não seja considerado santo até o fim das investigações de pedofilia que o Comitê de Direitos Humanos da ONU faz ao Vaticano.

Um grupo de ativistas e acadêmicos mexicanos, inclusive, lançou uma campanha internacional contra a canonização de Karol Wojtyla com o argumento que ele encobriu casos de pedofilia e pederastia na sua época de pontífice.
Segundo informações da Agência Ansa, os ativistas afirmam que o papa Francisco deveria rever o processo de canonização até que a ONU (Organização das Nações Unidas) conclua se a Igreja Católica, como entidade, teve participação ou não nos processos de abusos contra crianças e adolescentes.
“O Pontificado de João Paulo II ficou marcado por uma crise provocada pelos milhares de casos de abusos sexuais de sacerdotes contra crianças”, disse o ex-padre Alberto Athié, um dos maiores opositores à ordem Legionários de Cristo.
Há duas semanas, o Vaticano anunciou que o Papa Francisco decidiu aprovar uma lei que criminaliza qualquer abuso físico ou sexual a menores de idade. A Igreja Católica já considerava crime atos violentos contra crianças e adolescentes, no entanto, a lei não abrangia a cidade-estado do Vaticano, que tem sua própria legislação e onde centenas de pessoas têm residência fixa. A notícia veio um dia após o anúncio que a ONU enviou uma lista de questionamentos ao Vaticano sobre abusos sexuais de menores cometidos por padres católicos.
Vamos nós: Rever o processo de canonização é importante, assim como investigar os casos de pedofilia, prática constante desse gueto. Toda via dificilmente o Papa Francisco irá considerar esse pedido. È como pedir para alguém comer e beber sem está com fome e sede.
Via Opera Mundi/Pragmatismo Político


 
















Um comentário:

  1. Só o facto de um país católico fazer este pedido ao novo Papa já é um pequeno sinal de que as mentalidades estão a mudar.
    O Papa Francisco tem-se revelado uma lufada de ar fresco nesta Igreja cheia de mofo, quem sabe não nos surpreende ainda mais? Esperar para ver...
    Abraço
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!