Luitgarde receberá Título na URCA



A Dr. Luitgarde reberá título na Universidade Re
gional do Cariri - URCA
A antropóloga alagoana Luitgarde Oliveira Cavalcanti Barros, nascida em 22 de dezembro de 1941, faz parte da geração de estudantes universitários formados em plena Ditadura Civil-Militar.

Em um ambiente político e social de efervescência os estudos eram vistos por muitos alunos como parte da militância política. Luitgarde não fugiu à “regra” e, se dedicou aos estudos do universo social e cultural do sertão nordestino, remontando suas origens, além de buscar compreender os movimentos insurgentes dos sertanejos.

Durante sua vida acadêmica, em especial o mestrado foi dedicado ao catolicismo popular nordestino.  Tendo concluído esta etapa de estudo no ano de 1980, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), sob a orientação do Prof. Dr. Cândido Procópio Ferreira de Camargo.  Foi ainda durante o mestrado que a antropóloga se debruçou sobre a religiosidade do sertanejo tendo como referência a devoção ao Pe. Cícero.  Tendo como título da sua dissertação A Terra da Mãe de Deus: Um Estudo do Movimento Religioso de Juazeiro do Norte, a sua publicação, com o mesmo tema foi editada no ano de 1988 pela editora Francisco Alves em coedição com o Instituto Nacional do Livro.

Luitgarde retomou as atividades acadêmicas em 1990 e continuou se deleitando no mundo dos sertanejos. No Doutorado, seu objeto de estudo foi o cangaceirismo e teve como orientador a Profª. Drª. Josildeth Gomes Consorte.  Luitgarde O. C. Barros defendeu a tese em 1997, pela PUC-SP. Destaque-se ainda que  a tese recebeu o título de A Derradeira Gesta: Lampião e Nazarenos Guerreando no Sertão e foi publicada em 2000, pela editora Mauad em coedição com a FAPERJ.

Por essas análises e dedicação ao universo do sertanejo, a Dr. Luitgarde receberá no próximo dia 08, no salão de atos da Universidade Regional do Cariri – URCA , o título de Doutor Honoris Causa.  O evento está previsto para acontecer a partir das 19h00 e será presidido pela Reitora dessa Instituição de Ensino Superior, a professora Antonia Otonite de Oliveira Cortez.


O ex-reitor da URCA receberá o título de Dortor Honoris
Causa
Além da alagoana, também será outorgado com o título o professor doutor Plácido Cidade Núvens. Este já foi reitor da referida Universidade em consulta realizada em 2007, ano inclusive em que o editor deste blog ingressou no curso de licenciatura em História. Exerceu ainda a função de vice-reitor no período de 1996 a 2003.

Plácido possui seu doutorado em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Santo Tomás de Aquino - Roma, com Mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Gregoriana - Roma e Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade de Lisboa. 

Inclui-se ainda no currículo ter exercido a função de diretor e coordenador da Rede de Sustentação Científica do Museu de Paleontologia da URCA, além de ter sido prefeito do município de Santana do Cariri entre 1983 e 1989, período entre o fim do regime militar e a proclamação da república.


Texto da redação do INFORMAÇÕES EM FOCO

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!