Encerradas Oficinas Preparatórias para a IV CNIJMA



O professor Wiilliam Brito na abertura do encontro da Oficina
Preparatória para a IV CNIJMA, na CREDE 18
O Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Educação (SEDUC), mais especificamente da Coordenadoria do Desenvolvimento da Escola e da Aprendizagem (Codea) /Diversidade/Educação Ambiental e em parceria com a Coordenação da Comissão Organizadora Estadual (COE), concluiu, no dia 3 de abril, a realização de 22 oficinas preparatórias regionais para a IV Conferência Nacional Infanto – Juvenil pelo Meio Ambiente.

20 destas oficinas ocorreram no interior, uma em cada Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação (Crede) e duas em Fortaleza, sendo uma com as escolas da rede estadual e outra com as escolas da rede municipal.

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, representado pelo Secretário Municipal da Educação, Deza Soares, a professora de Geografia Socorro Lino, os alunos Erik, do nono ano e Thays, do oitavo ano, ambos da Escola Municipal 18 de Dezembro, além de um Técnico da Secretaria da Municipal da Educação, representado por este signatário, participaram no dia 22 de março do corrente ano da Oficina preparatória para a IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo o Meio Ambiente em Crato, no Auditório da 18ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação - 18 CREDE.

A iniciativa teve como objetivo orientar e subsidiar técnicos das Crede, Secretarias Municipais e das Comissões de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (COM-VIDA), assim como professores e alunos dos Coletivos Jovens de Meio Ambiente (CJ) e das Comissões de Meio, sobre o processo de realização da Conferência no Ceará que, nesta edição, discute temas relacionados aos quatro elementos da natureza: terra, fogo, água e ar.

A próxima etapa da Conferência, que vai até o dia 15 de agosto, será a realização de conferências escolares, processo que visa a elaboração de projetos sobre a temática dos quatro elementos da natureza e escolha dos delegados para as fases seguintes, que são: Conferências Municipais, Conferências Regionais, Conferência Estadual, Encontro Preparatório e Conferência Nacional.

Participação assídua na Conferência

Nas três conferências anteriores, o Ceará manteve a liderança brasileira no que se refere à participação de escolas no evento. Em 2003, participaram 1.969 escolas; em 2005, participaram 2.196; e em 2008, estiveram presentes 2.241 escolas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!