Deputada Manuela D’Avila: De novo, reforma política não decola



Para a Deputada comunista Manuela, o principal ponto a
ser discutido era o financiamento de campanhas eleitorais
Dezenas de mudanças superficiais como essa já foram feitas na legislação para alterar regras eleitorais no país, como a proibição de showmícios, de brindes e de outdoors nas campanhas nos últimos anos. Medidas pontuais e fatiadas, entretanto, não resolvem questões que, ao longo da história, afetam negativamente a política brasileira.

Não houve consenso em torno de um projeto amplo. Nesse caso, era urgente que a Câmara enfrentasse o principal problema do país: o financiamento das campanhas eleitorais.

Os recursos que sustentam as candidaturas numa disputa eleitoral devem ser públicos e exclusivos. Essa mudança beneficiaria os cidadãos, garantindo maior transparência nos pleitos, uma vez que iria proporcionar maior igualdade de condições entre os candidatos, garantindo a escolha de quem está mais preparado. Caso aprovado, reduziria o abuso do poder econômico, situação que prejudica o processo como um todo. Com frequência, a imprensa publica reportagens sobre casos desse tipo, reforçando o descrédito de muitos em relação à política e diminuindo a credibilidade de nossas instituições.

Mudar a forma de financiar campanhas, portanto, é a saída para reduzir a corrupção no Brasil. Esse deve ser o foco da Câmara e não temas acessórios, como a coincidência dos pleitos.

Na medida em que se constrói coletivamente uma proposta de reforma política, é preciso refletir sobre como melhorar a democracia e a participação das pessoas nas eleições. Nesse momento, é necessário união em defesa de uma reforma inteira que, fundamentalmente, mude a política brasileira. Os envolvidos nessa construção, porém, não podem perder a essência. Se não dá para aprovar todas as medidas necessárias, então temos de enfrentar o mais importante: o financiamento público e exclusivo é a peça-chave para superar os desafios que ainda permanecem e melhorar a imagem da política e dos políticos nacionalmente.

Atuante nesse movimento, a bancada do PCdoB fará o máximo esforço para avançar em projetos importantes e estruturantes para o país, como a reforma política. A posição dos parlamentares do PCdoB é clara na defesa de mudanças que ampliem a representação, a participação, a democracia e a transparência.

A Deputada Manuela D’Avila é líder do PCdoB na Câmara (com informações do Portal Vermelho)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!