Presidenta da Câmara de Altaneira solicita criação de Departamento de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural




Lélia de Oliveira (PCdoB), presidente da Câmara

Discute-se muito hoje a necessidade de preservação do Patrimônio Histórico-Cultural, a valorização do passado, bem como a memória coletiva dos municípios alicerçada em diversas áreas do conhecimento humano.

O Patrimônio Histórico-Cultural representa uma produção simbólica e material, carregada de diferentes valores e capaz de expressar as experiências sociais de uma sociedade.

O município de Altaneira, com pouco mais de meio século de emancipação, exatos 54 anos, localizado na região do cariri, sul do Estado do Ceará, é um dos poucos desta região que ainda não dispõe de um espaço adequado que vise preservar o vasto acervo cultural que lhe marca.

Foi alvo de discussão nas redes sociais e publicado no portal de comunicação Blog de Altaneira, administrado pelo jurista Raimundo Soares Filho, um importante artigo alusivo à necessidade de se construir um Arquivo Público Municipal.

Vale destacar que com o rápido, mesmo que desordenado crescimento do município, há uma progressiva perda e descaracterização do Patrimônio Histórico. Diante desse contexto há ao mesmo tempo a necessidade de se refletir acerca da constante transformação do espaços urbano, paralelo às implicações referentes à qualidade ambiental e preservação do patrimônio construído.

Nunca é demais lembrar, embora muitos esquecem que nos espaços sociais vivem seres humanos que possuem memória própria e são parte integrante da história. Por esse motivo, não pode passar despercebido pelos habitantes da cidade, tampouco pelo gestor municipal à destruição da casa de seus antepassados, bares e  outros prédios históricos. Afinal, Toda essa “destruição do patrimônio” faz com que se perca um pouco da identidade e identificação com o local onde vivem.

Preservá-lo é um dever do gestor e a comunidade precisa participar desse debate e cumprir seu dever como cidadão cobrando ações nesse sentido. É importante lembrar que um município sem algo que o identifique, é um município morto.

Na tarde desta terça-feira, 05, o poder legislativo de Altaneira aprovou um importante requerimento de autoria da presidenta da casa, a vereadora Lélia de Oliveira (PCdoB) que caminha nesse sentido. O requerimento que será enviado ao Poder Executivo objetiva criar um Departamento de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural dessa localidade.

2 comentários:

  1. Nicolau, isso sem duvida foi um passo importante, mas não adianta criar o departamento, e colocar uma pessoa despreparada para trabalhar no mesmo, aqui em Altaneira mesmo temos bons nomes da área da história que poderiam trabalhar no mesmo!

    ResponderExcluir
  2. Óptimas notícias, Nicolau. Uma nova geração de políticos pode significar outra sensibilidade para com os assuntos da cultura, património e educação. Haja esperança!
    Abraço
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderExcluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!