Eleitores em Altaneira correspondem a mais de 80% da população




Vista parcial do município de Altaneira

O município de Altaneira, localizado na região do cariri, é um dos poucos do Estado do Ceará onde o número de eleitores soma mais de 80 % do número de habitantes.

Segundo dados do censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, Altaneira conta com uma população equivalente a 6.821 habitantes. A pesquisa revela que houve um aumento de 1.134 em relação à população registrada no último Censo. Em 2000, o município contava com 5.687 habitantes. Dentre os fatores que permitem esse crescimento populacional pode-se apontar o retorno de nativos a terra natal, seja por falta de oportunidades de emprego no local onde estavam seja também pelas oportunidades registradas na terra “alencarina”, como é saudosamente denominada, em virtude de concurso público.

Um dado curioso é que desse total, 86,76% são eleitores. Nas eleições de 2010 o município tinha 5.685 eleitores. De acordo com levantamentos feitos no site do Tribunal Regional Eleitoral do Estado – TRE-CE, no último pleito, em 2012, o município teve 233 eleitores a mais, registrando, portanto, 5.918 pessoas aptas a votar.


2 comentários:

  1. Necessitamos urgentemente de um recadastramento eleitoral. isso é um Absurdo. Não podemos ser coniventes com isso, tem muita gente decidindo o futuro de nossa gente, de nossa terra, sem morar aqui, sem nenhuma ligação com Altaneira, seja familiar, financeira ou até mesmo afetiva. É lamentável e vergonhoso.

    ResponderExcluir
  2. O número de eleitores realmente é assustador e concordo que é necessário um recadastramento.

    ResponderExcluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!