Consumo de drogas em Altaneira é debatido na Câmara




Jurista Raimundo Soares Filho no 
plenário da Câmara de Altaneira
Foto: Junior Carvalho

O consumo de drogas no município de Altaneira foi alvo de discussões durante sessão da Câmara na tarde desta terça-feira, 12. O assunto vem sendo um dos principais focos de debate desde o último domingo, 10, quando o jurista Raimundo Soares Filhos publicou artigo em seu blog fazendo alusão ao problema.

Durante a sessão, o plenário aprovou requerimento do vereador Edezyo Jalled (PRB) referente à temática. Pela redação da matéria haverá uma audiência pública objetivando debater o uso de entorpecentes na localidade. Antes, porém, ao defender o requerimento o parlamentar citou que possui uma sobrinha ainda criança e diversos amigos adolescentes e que não os quer envolvidos com drogas. Afirmou ainda que utilizou o artigo veiculado no Blog de Altaneira como suporte para tomar essa decisão e que espera que medidas sejam tomadas pela a administração quanto à solução do entrave social.

No calor da discussão o líder da oposição na casa, o vereador professor Adeilton (PP) aproveitando a oportunidade que o jurista se encontrava no plenário solicitou da presidenta Lélia de Oliveira (PCdoB) que o Raimundo Soares Filho, o Dr. Soares, como é popularmente conhecido, fizesse explanação sobre o assunto em debate.

De início, o jurista fez menção ao seu artigo intitulado A cocaína chega com força em Altaneira, inclusive relatando a sua reprodução em diversos veículos de comunicação na região, tais como emissoras de rádio e outros blogs.  O Dr. Soares relatou a angústia de uma mãe que não sabia mais o que fazer ante o envolvimento de seu filho com as drogas. “Só você pode acabar com isso”, afirmou ter dito uma mãe desesperada por telefone, relatou o jurista. “Sei que não posso acabar com esse problema, mas posso contribuir reduzi-lo”, argumentou.

Para ele o problema precisa ser enfrentado seriamente, haja vista que animais estão sendo roubados para alimentar a venda e o consumo das drogas, sendo estas consumida a luz dia em bares e lanchonetes. Ele criticou a ausência do efetivo policial no enfrentamento ao uso e consumo desses entorpecentes. “Toda a comunidade sabe quem consome e quem vende. A polícia não pode alegar o desconhecimento”, disse.  A câmara foi citada por ele com um espaço privilegiado para tal intento e relembrou inclusive, a trajetória de fatos importantes que a marcaram. “Essa Câmara foi uma das primeiras a aprovar uma lei da ficha limpa, e uma das primeiras a cassar um prefeito por mau uso da máquina pública”, completou.  A realização dessa proposta fará com que o legislativo entra para a história.

Segundo Soares, uma das medidas a ser implementadas de imediato pelo poder público municipal é o cancelamentos dos já constantes forrós de fim de semana na sede e nos sítios, “as domingueiras” como preferiu denominar.  O mesmo explicou que essas festas são os pontos estratégicos dos usuários. Isso não se configura um toque de recolher, mas sim medidas preventivas, argumentou o Dr.

Os vereadores parabenizaram a atitude do jurista pela iniciativa em divulgar esse entrave social, assim como a ação do colega edil Edezyo Jalled por propor a realização de uma audiência pública. Tão logo a sessão foi encerrada a Comisão Processante se reuniu e designou o dia 02 de abril como data da realização deste encontro.

Vale mencionar que a venda e o consumo de drogas em Altaneira já é uma realidade lamentável há alguns anos e atinge jovens e adultos. Os lugares do consumo são os mais inimagináveis e os mais prováveis também. Porém, é a primeira vez que esse assunto está saindo do anonimato e sendo discutido pela comunidade de forma séria e efetiva.

Cabe frisar ainda que há a necessidade de se traçar planos e estratégias de enfrentamento as drogas em Altaneira, o que requer uma atenção especial dos poderes constituídos e do envolvimento constante dos munícipes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!