COMDEMA, professores e alunos de Altaneira participam de Oficina Preparatória para a IV CNIJMA



O professor Wiiliiam Brito na abertura do encontro da
Oficina preparatória para a IV CNIJMA
A 18ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação – 18 CREDE – Crato realizou na última sexta-feira (22) a Oficina preparatória para a IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo Meio Ambiente com representantes das escolas municipais que agregam esta coordenadoria.

O objetivo da oficina era discutir as estratégias a serem tomadas pelas instituições de ensino na elaboração de projetos que venham a fortalecer a construção de comunidades escolares sustentáveis a partir do diagnóstico local baseado em saberes científicos e saberes locais. Ficou amadurecido o conceito de desenvolvimento sustentável e o como a comunidades escolares podem contribuir neste processo.

Na oportunidade, o professor Wiiliiam Brito, membro do Instituto Chico Mendes e, um dos palestrantes no evento falou sobre os caminhos a serem traçados para se chegar a desenvolver a temática da Conferência Nacional, a saber, Vamos Cuidar do Brasil com Escolas Sustentáveis. O professor ressaltou que a IV Conferência Nacional ocorrerá no período de 13 a 18 de novembro do corrente ano em Brasília e que esta se configuram em um processo dinâmico de diálogos e encontros voltados para o fortalecimento da cidadania ambiental nas escolas e comunidades a partir de uma educação crítica, participativa, democrática e transparente.  Para Wiiliiam, urge a necessidade de se  construir comunidades escolares sustentáveis, mas uma sustentabilidade de fato e de direito. É preciso que vejamos a sustentabilidade como um processo de reorganização de nossos valores e de ações que melhorem a qualidade de vida das pessoas e, não uma sustentabilidade como etiqueta, argumentou o palestrante.

Ficou acordado que as escolas municipais, a partir dos alunos elaborarão nas Conferências Escolares os projetos sustentáveis direcionados aos quatros elementos (água, terra, fogo e ar) elegerão um desses como prioridade.

De acordo com a professora Corrinha Lino, do município de Altaneira, a Conferência Escolar deste município ocorrerá em junho, mês dedicado ao meio ambiente, mas os preparativos já devem se iniciar no mês de abril. Durante a conferência escolar se escolhe "delegados e delegadas" que irão participar da Conferência Nacional.

Deza Soares, representante do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – COMDEMA, argumentou que é necessário reativar a Com – vida e que o município já tem uma prioridade a desenvolver. Uma questão que afeta o ar e a água se não for desenvolvido, tratando do projeto da coleta seletiva do lixo.

Vale frisar que a Com - Vida  é uma comissão de meio ambiente e qualidade de vida, além de ser uma forma de organização na escola, com círculos de atividades e cultura, onde os alunos são os principais articuladores.

Participaram do encontro ainda representantes escolares dos municípios de Antonina do Norte, Araripe, Assaré, Potengi, Nova Olinda, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Campos Sales.

Altaneira participou do evento com a Professora Corrinha Lino, os alunos Erik e Thais, do nono e oitavo ano respectivamente, um técnico da Secretaria Municipal de Educação e Deza Soares que, no encontro, representou o COMDEMA.

A Oficina preparatória para a IV Conferência Nacional Infanto Juvenil pelo o Meio Ambiente ocorreu durante todo o dia desta sexta-feira, em Crato, no Auditório da 18ª Coordenadoria de Desenvolvimento da Educação - 18 CREDE.

Veja mais fotos do evento:


A professora Corrinha Lino e Deza Soares que representou o
COMDEMA no encontro

A professora Jeônia de Brito, membro do Geopark, foi uma
das palestrantes no evento

O professor Wiiliiam  Brito na abertura dos trabalhos

O aluno Erik do nono ano da Escola 18 de Dezembro
expondo as dificuldades e os sonhos para se construir
um ambiente sustentável
A aluna Thais do oitavo ano da Escola 18 de Dezembro
expondo as dificuldades e os sonhos para se construir
um ambiente sustentável


Um comentário:

  1. Muita boa a divulgação Nicolau,parabéns.
    A partir do mês de Abril as articulações começarão a acontece na EMEF 18 de Dezembro,onde haverá um processo de conscientização com os professores,depois com os alunos,logo após equipes serão formadas para organizar a IV Conferencia pelo meio ambiente na referida Escola.
    Ressalto que a II Conferencia aconteceu em 2005 e a participação e integração de todos foi de quase 100%,e que no período a COM-VIDA foi criada,o que deveremos fazer esse ano é reativá-la.Esperamos que esse ano nós possamos atingir os objetivos almejados.

    ResponderExcluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!