SISU 2013: Confira a oferta de vagas e faça sua matrícula



IMAGEM ILUSTRATIVA
A tendência é que os candidatos residentes no município de Altaneira busquem se inscrever em cursos e, ou, em instituições localizadas na região do cariri.

O número de inscritos no Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação até as 20 horas desta segunda-feira, 7, supera o total do primeiro dia do ano passado. O sistema já registrou mais de 809,6 mil inscritos, de acordo com o balanço das 20 horas. Em 2012, foram 798 mil. O total de inscrições passa de 1,5 milhão — cada candidato pode fazer até duas opções de curso. O Sisu entrou no ar por volta da zero hora. Na primeira hora de funcionamento, registrou mais de 80 mil candidatos inscritos.

Na primeira edição deste ano, a oferta de vagas chega a 129.319, em 3.752 cursos. Ao todo, 101 instituições públicas de educação superior selecionarão estudantes por meio do Sisu. Antes da abertura do sistema, vinte mil pessoas já estavam logadas. Com a abertura das inscrições, o número saltou para 50 mil.

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, destacou o bom funcionamento do sistema no primeiro dia e o recorde de inscrições até as 20h.

As inscrições serão encerradas às 23h59 do dia 11 próximo. Ao longo desse período, o sistema estará aberto de forma ininterrupta, com base no horário oficial de Brasília.

Opções — Concorrem às vagas os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2012 e obtiveram nota na redação que não tenha sido zero. O candidato pode fazer até duas opções de curso. No momento da inscrição, terá de especificar, pela ordem de preferência, o curso ao qual pretende concorrer e de que forma — por meio de cotas decorrentes da Lei nº 12.711, de 29 de agosto último, de outras políticas afirmativas adotadas pelas instituições participantes do sistema ou pela ampla concorrência. Ao longo do período de inscrições, o estudante pode alterar ou cancelar as opções feitas.

A primeira chamada de selecionados está prevista para o dia 14. Os convocados devem providenciar a matrícula nos dias 18, 21 e 22. A segunda chamada será divulgada no dia 28, com matrícula em 1°, 4 e 5 de fevereiro.

Espera — Os estudantes que não forem selecionados nas duas primeiras convocações podem aderir à lista de espera. As instituições de ensino participantes do Sisu usam essa lista para convocar candidatos a vagas remanescentes. O prazo de adesão vai de 28 deste mês a 8 de fevereiro. Caso ainda haja vaga no curso de primeira opção, o candidato será convocado pela instituição que tenha a vaga disponível.

As regras e o cronograma da primeira edição de 2013 do Sisu constam do Edital da Secretaria de Educação Superior (Sesu) do MEC nº 20/2012, publicado no Diário Oficial da União de 26 de dezembro último, seção 3, páginas 24 e 25.

Dos 4 milhões de alunos que fizeram o Enem, cinco tiveram a ficha cadastral (com nome, telefone, e-mail e notas) visualizada por outros candidatos. Não houve alteração ou prejuízo das informações. A ocorrência durou 7 minutos.

Veja as vagas e faça sua matrícula

Créditos: MEC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!