Secretário de Agricultura e Meio Ambiente de Altaneira fala sobre Inseminação Artificial.




ANTONIO CORREIA COM FILHOTE 
DA RAÇA GIRLEITEIRO

A Secretaria de Agricultura e Meio ambiente de Altaneira, através do titular da pasta Antonio Ceza Cristovão comemora os bons resultados advindos do Programa municipal de inseminação artificial – PROMINAR.

Ceza informa que nasceu esta semana mais uma semente da raça Girleiteiro oriundo do Touro Jaguar TE na Fazenda Rosa Correia situada a Estrada Altaneira/Farias Brito a altura do KM 01, com este, já são 8 filhas do Programa de Inseminação em Altaneira.

Relata que há o melhoramento do rebanho em menor tempo por um valor de aquisição longe de qualquer comparação (animais com mérito genético semelhante), através da utilização de reprodutores comprovadamente superiores para a produção de carne e leite e outros. Através da Inseminação Artificial podem-se obter dados precisos de fecundação e de parto. Pelo preenchimento de fichas, quando da Inseminação Artificial, tem-se datas corretas de concepção e, portanto, datas muito aproximadas dos partos.

De acordo com ele a Inseminação Artificial padroniza os rebanhos. Com a utilização de um só reprodutor em um grande número de vacas, pode-se obter lotes de animais com padrão zootécnico muito semelhante (características de fenótipo-aparência externa e de genótipo-mérito genético).

SECRETÁRIO ANTONIO CEZA  CRISTOVÃO
FOTO DE ARQUIVO
“Sempre acreditei nessa modalidade Tecnológica, lembro que quando lançamos a ideia a 18 meses atrás, os pecuaristas não absorveram de imediato, pois a cultura do Touro presente no seu rebanho era muito forte, diante dessa realidade fizemos um desafio/parceria e os primeiros resultado começaram a aparecer. Na II Expoaltaneira que se realizará em maio nos dias 10, 11 e 12 teremos um local muito especial para os filhos deste programa e servirá como vitrine para outros pecuaristas que ainda não compreendem a força da alta genética em um breve espaço de tempo terá um dos rebanhos mais caros e produtivos da região do cariri, tendo como principal aptidão a produção de leite”, disse o Secretário.


Com informações da SEAGRI de Altaneira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!