Fortalecimento da agricultura familiar é debatido por secretários e o CAE em Altaneira




ORGANIZAÇÃO DOS AGRICULTORES E
FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR
FORAM OS PRINCIPAIS TEMAS DE DISCUSSÃO


   

Os secretários de Educação e de Agricultura e Meio Ambiente do Município de Altaneira, Deza Soares e Ceza Cristóvão, respectivamente, participaram na tarde desta quinta-feira, 31, na sede da Secretaria de Educação, de uma reunião com o Conselho de Alimentação Escolar – CAE.

Dentre os assuntos abordados destaque para a ativação do Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE, a importância e participação efetiva do conselho, principalmente no que toca a fiscalização, assim como também  o fortalecimento da agricultura familiar no município.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Ceza Cristovão chamou a atenção para a necessidade da organização e mobilização dos agricultores, haja vista que por meio destas há benefícios para ambas as partes, tanto para quem produz e vende quanto para quem os adquire, gerando um ciclo alimentício com excelentes resultados.  Para quem adquire esses produtos, o resultado desse avanço é, não sem razão,  mais qualidade da alimentação a ser servida, manutenção e apropriação de hábitos alimentares saudáveis e maior desenvolvimento local de forma sustentável, gerando ainda emprego e renda as famílias.

O titular da Secretaria Municipal de Educação (SME), Deza Soares, lembrou que é preciso que se tenha planejamento nesse processo. Frisou ainda que urge a necessidade de se ter um consenso em relação aos preços para que não ocorram os problemas de outrora, com por exemplo, a falta de pagamento aos agricultores. “Se faz necessário que os agricultores recebam em dia", completou o Secretário.

Os municípios podem adquirir até 30% da merenda escolar oriundos de agricultores familiares e empreendedores familiares rurais constituídos em cooperativas e associações.

Na reunião ficou acordado que a SME irá o mais rápido possível apresentar uma proposta de preço dos produtos alimentícios e tão logo haverá uma reunião com todos os agricultores.

Participaram também deste encontro o professor José Evantuil, presidente do CAE, além da grande maioria dos conselheiros.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!