Capitão Capelar mostra dedo médio e ameaça integrantes da IV Caminhada Contra Intolerância Religiosa em Juazeiro do Norte




CÍCERO GARCIA - ESPECIALISTA EM HISTÓRIA DO BRASIL

Foi realizado na última segunda-feira, 21, no Município de Juazeiro do Norte, localizado na região metropolitana do Cariri, sul do Estado do Ceará a IV Caminhada Contra a Intolerância Religiosa. 

Na oportunidade um fato repugnante e que demonstra a falta de respeito aos que pensam e agem diferentes, aos que praticam ações que fogem dos controles dos ditames religiosos ou dos que a eles se aliam ocorreu. Um dos representantes da Igreja Católica e também da polícia militar, o Victor Hugo demonstrou que ainda impera em si o espírito da idade média ao mostrar o dedo médio contra um dos integrantes do movimento. Descontente com o que fez ainda os ameaçou.

O amigo e Ex- colega do curso de História, Cícero Garcia,  registrou o fato lamentável. Acompanhemos:

Então, um digno representante da Polícia Militar do Ceará e da Igreja Católica Apostólica Romana decidi dizer toda sorte de palavras ofensivas e ainda publicar gestos obscenos (mostrando o dedo médio em riste - aqui no Ceará a gente diz "dar cotoco ou pitoco") contra um dos integrantes da 4a. Caminhada Contra Intolerância Religiosa em Juazeiro do Norte, em plena Rua São Pedro, durante a realização do evento? Não achando pouco o capelão militar ameaça os cinegrafistas e fotógrafos da Caminhada, inclusive de processar-nos. Uma dúvida: quem cometeu algum crime de acordo com o exposto acima? Segundo informações da vítima inicial as palavras e gestos ocorreram por que o militar e religioso não concordou com a decisão da vítima (um católico) em participar da Caminhada.

Não é difícil concluir que as palavras de vilipendio e gestos obscenos do agressor foram estendidos a todos os participantes da Caminhada, ou seja, mulheres, crianças, velhos, velhas, negros, homens, brancos, cidadãos e cidadãs. Talvez, o policial militar e capelão, que goza de respaldo em ambas as instituições de poder que representa, seja ignorante ao fato de que em muitas nações, cristãos lutam pelo o direito de cultuar ao Senhor e Salvador. Ainda por ignorância, o agressor também não percebe que a Caminhada não é um ato de evangelismo que visa atrair mais fiéis para os grupos religiosos que organizam a caminhada; com certeza, os organizadores não fazem parte do grupo dos que creem que se todos fossem iguais a eles o mundo seria melhor, pois, isto seria o fundamentalismo que também combatem. É de se esperar que quanto antes o agressor apareça na imprensa com um discurso que inverta os fatos e vista um uniforme de vítima; ela terá seus apoiadores. Tenho certeza, contudo, que ele não é unanimidade nem entre os seus colegas militares nem entre os seus pares católicos.

Finalmente, resta dizer que atitudes como as daquele senhor que muitos conhecem alimentam a certeza de que a Caminhada não pode nem vai parar. Alguns evangélicos, alguns católicos, alguns umbandistas, alguns adeptos do candomblé e de outras expressões religiosas continuarão lutando para que todos os indivíduos tenham respeitado o direito de expressar sua fé livremente - inclusive o capelão militar agressor dessa tarde, como fizemos nessa tarde. O critério para expressar suas convicções é sempre o do respeito ao próximo e as suas escolhas. Nesse ponto, o capelão militar falhou grosseiramente.”

6 comentários:

  1. Quando se vai às ruas para manifestar-se contra algo, se está sujeito a retaliação de qualquer natureza. Mas, como somos esclarecidos e sabemos que o que o Capelão Victor Hugo cometeu foi um crime, queremos apurar os fatos e puni-lo na forma da lei. Um simples pedido de desculpa não anula a ação vil, desse cidadão. Se o caso não tivesse tido tanta repercursão, teria havido um pedido tão rápido de desculpa?...

    “A lei não pode obrigar um branco a amar-me mas pode evitar que ele me linche” (Martin Luther King)

    ResponderExcluir
  2. Perfeitamente amigo. Infelizmente ainda temos que conviver com a intolerância.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Agora estão apelando até para a volta de Jesus para inocentar um ato "anticristão" prepetrado pelo senhor Victor Hugo. Homem de Deus? E daí, eu tb sou "de Deus". E não há quem possa me isentar dessa pertença. No entanto, eu tb posso cometer atos que não condizem com "um homem de Deus". Ah! O Próprio Victor Hugo tb confesou a sua má atitude e tentou se retratar. Como ele não tem Facebook, dirigiu-se a nós por meio do Face de uma amiga. Mas quem está aparentando não saber de nada mesmo, é você. Que nem esteve presente à IV Caminhada. E fique esperando Deus voltar para punir as más atitudes. E vá se preparando para a tal volta. E reveja o modo como se refere a mim. Não sou um desses "tapados" que você,certamente, costuma ofender. Não sei se foi "obra do diabo" (da Intolerância religiosa), mas quem investiu contra nós foi ele, o Sr. Victor Hugo, "o Homem de Deus". Veja o que ele postou: https://www.facebook.com/alexei.alves.5/posts/366983166733944

    ResponderExcluir
  6. NOTA DE ESCLARECIMENTO


    Venho através de este comunicado esclarecer a sociedade em geral, candomblecista e umbandistas a cerca da decisão que foi tomada com relação ao ocorrido no dia 21 de janeiro de 2013 na “IV CAMINHANDA CONTRA A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA” aqui em Juazeiro do Norte, onde o capelão militar Victor Hugo agiu de forma desrespeitosa contra os participantes do movimento.
    Estivemos em reunião com o superior do capelão no dia 25 de janeiro de 2013- junto com, mãe Alexandrina, Pai Adriano de Oxalá, mãe Célia, Mãe Alice e a Sra. Gerys Matias. Expomos nossa indignação e repulsa pelo o ato cometido e entregamos a ele a carta de repudio assinada por todos os presentes na minha casa no dia anterior, o comandante da polícia militar que se comprometeu diante de todos os presentes já citados que o mesmo não iria ocorrer novamente sob pena de advertência e ate daria voz de prisão ao mesmo, e que se opunha a qualquer tipo de manifestação discriminatória contra movimentos religiosos. Após conversa decidimos então não obrigá-lo a pedir desculpas em público através da mídia como já havia sido acordado em reunião em minha casa, visto que não seria um pedido sincero, essa atitude de nossa parte fugiria dos nossos princípios morais de liberdade. O meu intuito é promover a PAZ e se agíssemos de outra forma poderíamos acarretar no futuro frutos negativos. Concordaram com a decisão todos os país de santo presente na reunião.
    O que quero deixar bem claro para todos é que não e minha pretensão que o fato seja esquecido, pois luto por ideais de liberdade religiosa, jamais proibir as pessoas de se manifestarem contra o acontecido. Quero mostrar que somos superiores a qualquer tipo de preconceito. As pessoas que se sentirem ofendidas assim como eu têm o total direito de se manifestarem, o que decidimos não irá nos diminuir em nada em quanto sociedade negra, povo de santo e povo de terreiro, mostra sim que temos senso de respeitos mesmo por aqueles que não o tem conosco.
    Espero que todos compreendam essa decisão e se congratulem com a mesma, porém se sintam a vontade para expor suas opiniões e idéias, pois reconheço o direito de expressão de cada um. Estarei sempre à disposição de todos para que possamos agir sempre em conjunto pelo bem comum, compreendo que uma sociedade justa não se consegue com atritos e sim com diálogo.
    Data vênia, quero lembrar a todos que tiverem acesso a esta minha justificativa, que a decisão tomada de aceitar as desculpas pedidas pelo Capelão Militar, que assim se posicionou:
    “AQUI QUEM ESTÁ FALANDO É O CAPELÃO MILITAR VICTOR HUGO.NÃO POSSUO FACEBOOK, POR ISSO ESTOU USANDO O FACEBOOK DA MINHA AMIGA NATÁLIA.GOSTARIA SINCERAMENTE DE ME RETRATAR EM PÚBLICO, EM REDE MUNDIAL, E DIZER QUE ME ARREPENDO PROFUNDAMENTE PELO QUE EU FIZ. PROMETO , PELO SENHOR DEUS ,QUE ISTO NUNCA MAIS ACONTECERÁ. POR FAVOR, COM TODA HUMILDADE,GOSTARIA DE PEDIR PERDÃO A TODOS !!! POR FAVOR ME PERDOEM. MEU TELEFONE É 88134082.QUERO MANIFESTAR MEU PROFUNDO RESPEITO POR CADA PRATICANTE DE TODAS AS RELIGIÕES. MAIS UMA VEZ, POR FAVOR ME PERDOEM!!!MEU CELULAR É 88134082.COM TODO ARREPENDIMENTO E RESPEITO, CAPELÃO MILITAR VICTOR HUGO.”
    Ademais, o comandante assumiu conosco o compromisso de que o mal falado ato não mais se repetirá.

    AXÉ PARA TODOS.
    Mãe Maria
    Omimdandereci

    ResponderExcluir

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!