12/31/2012

Que venha 2013!!!!

0 comentários




IMAGEM ILUSTRATIVA
CLIQUE PARA AMPLIAR

O ano de 2013 está chegando e com ele o sonho, a esperança, o desejo, enfim, todos os adjetivos que se possa utilizar aqui são cabíveis, de se ter um ano cheio de paz, saúde, muitas felicidades e de muitas informações, não é mesmo? Esses são o que todas as pessoas conclamam além de se fazer um balanço do que foi construído e como o foi do ano que finda e as grandes expectativas para o que se inicia.

O Portal de Comunicação INFORMAÇÕES EM FOCO foi durante esse ano o seu parceiro na área das informações sérias, com coerência e responsabilidade.  Foi um ano de grandes conquistas, afirmação e reconhecimento por parte de nossos leitores. 

Queremos manter esse compromisso no ano que se iniciará em poucas horas e reafirmar nosso objetivo que é, não sem razão, fazer deste espaço um portal de comunicação a serviço da cidadania.

Desta feita, afirmamos o nosso ideal, a saber:

A nossa caminhada é feito pelos nossos próprios passos. Toda via a magia destes passos só tem sentido se você, leitor, fizer parte dele.  Assim, que em 2013 possamos dar passos largos rumo ao nosso objetivo.  Afinal de contas, o ano se finda e tão logo o outro se inicia... Como que alimentando o ciclo do ir e vir. Que possamos realimentar o espírito do protagonismo inerente em cada um de nós e possamos a cada dia, ir nos tornando senhores de nossa própria história.

Estaremos sempre juntos. 
Forte abraço galerinha! Hehehehe.

Continue Lendo...

Vereadores de Altaneira tentam pela terceira vez esse mês votar projeto que institui taxa de iluminação pública

0 comentários







MESA DIRETORA (DEVALDO, RAIMUNDIM (CENTRO) E  
DEZA). FOTO: JOÃO ALVES








O Poder Legislativo de Altaneira se reunirá pela terceira vez consecutiva neste mês de dezembro, em mais uma sessão extraordinária com o propósito de votar dois projetos de leis oriundos do executivo municipal.

Os dois projetos fazem referência ao novo código tributário e a instituição de taxa de iluminação pública que recairá no bolso do contribuinte. Este último vem sendo alvo de muita discussão e, inclusive, está sendo o pivô das grandes polêmicas que se instalou no munícipio e nas redes sociais.

Na primeira tentativa realizada sexta-feira, 21, na fase final da discussão do projeto, o vereador Devaldo Nogueira (PSB) que já havia se pronunciado contrário a matéria, pediu vista ao ouvir o pronunciamento do colega de plenário Antonio Henrique (PV) que argumentava favorável a aprovação.

Na última quinta-feira, 27, os parlamentares estiveram mais uma vez reunidos com a mesma finalidade. Em uma reunião muito conturbada as matérias não foram colocadas em votação, uma vez que o líder da bancada da oposição, o vereador professor Adeilton (PP) se valendo das prerrogativas do regimento interno da casa pediu vista dos dois projetos. Ele justificou que ambas as matérias são polêmicas e atingem diretamente a comunidade.  No que se refere especificamente ao novo código tributário o vereador ressaltou que o mesmo precisa ser mais bem apreciado por todos, haja vista ser o código muito complexo.

Diante desse contexto, o pedido foi submetido à análise do plenário que julgou procedente. Apenas os vereadores Deza Soares e Lélia de Oliveira, ambos do PCdoB se posicionaram contrário. O fato fez com que a sessão fosse interrompida e, no retorno, o presidente Raimundim da Mota (PRB) afirmou que hoje, último dia do ano (31), os projetos iriam ser colocados em votação.

As duas últimas sessões foram marcadas por um bom público, o que permite afirmar que hoje esse número deve ser maior do que nos dois encontros anteriores.

A reunião está marcada para ter início às 10h da manha no plenário, situado a Rua Joaquim Soares da Silva.

Entenda as justificativas pró e contra a aprovação da matéria nos artigos abaixo:

 






Continue Lendo...

12/30/2012

Crato – CE: justiça determina bloqueio de verbas

0 comentários




IMAGEM ILUSTRATIVA
CLIQUE NELA PARA AMPLIAR

A Justiça deferiu, na última sexta-feira, 28, o pedido feito pelo Ministério Público do Estado do Ceará sobre o bloqueio das verbas repassadas pelo Fundo Nacional de Saúde à Prefeitura Municipal do Crato. O promotor de Justiça Lucas Felipe Azevedo de Brito havia ingressado com uma Ação Civil Pública (ACP) no mesmo dia para solicitar o bloqueio.

No último dia 20, o MP recebeu denúncias de representantes de hospitais, clínicas e laboratórios particulares que informaram que o Município vem atrasando em um mês o repasse da verba federal do Sistema Único de Saúde (SUS) aos prestadores de serviço conveniados. Segundo eles, isso ocorre desde outubro de 2011. Por conta disso, a manutenção da rede de assistência à saúde está em risco e as unidades temem que seja necessário reduzir o atendimento em razão das dívidas geradas com fornecedores e empregados.

Ao analisar os dados do Fundo Nacional de Saúde, o Ministério Público constatou que todas as verbas da União destinadas à área da saúde no Crato foram devidamente repassadas, o que torna injustificável o atraso que vem ocorrendo todos os meses no pagamento dos conveniados.

Ao analisar a ação, a Justiça deferiu integralmente o pedido do MP. Assim sendo, fica bloqueada a verba no valor de R$ 1.648.396,60 que seria repassada à Prefeitura do Crato nestes últimos dias de dezembro de 2012. O dinheiro só deve ser liberado a partir de 1º de janeiro, quando assume o novo gestor do Executivo municipal. Em caso de descumprimento da medida, será aplicada uma multa diária de R$ 10 mil.

Créditos: ACECCI
Continue Lendo...

Definição da mesa diretora da câmara e dos novos secretariados em Altaneira devem ficar para a última hora

0 comentários




PÚBLICO NA SECRETARIA DE A. S.
DURANTE A ESCOLHA DOS CANDIDATOS

O prefeito eleito de Altaneira, Delvamberto Soares e o vice-prefeito, José Eles (Dedé Pio), ambos do PSB, tomam posse de seus respectivos cargos no próximo dia 1º de janeiro de 2013.

Os 09 (nove) novos vereadores que irão compor a Câmara Municipal também irão tomar posse.  A solenidade será comandada pelo vereador Professor Adeilton (PP), o parlamentar foi o mais votado na eleição municipal 2012, com 587 (quinhentos e oitenta e sete) votos.

A posse dos vereadores para a Legislatura 2013/2016, assim como do prefeito e vice  iniciará às 09h, no Auditório da Secretaria do Trabalho e Assistência Social.

Um dos assuntos mais comentados das últimas semanas é a eleição da nova mesa diretora da Câmara e, claro, a definição dos novos secretariados. Apesar de se ter muitos boatos de ruas, assim como muitas especulações, nada se têm de concreto.  

Os novos e os não tão novos assim vereadores evitam falar sobre a composição de chapas e o prefeito eleito ainda não discorreu sobre a sua nova equipe de trabalho.

Até o fechamento desta matéria nenhuma nova informação. Se a configuração mudar e surgir as definições mencionadas aqui estaremos divulgando.
Continue Lendo...

12/29/2012

O egoísmo e a fumaceira do mundo religioso

0 comentários




ALEXANDRIA - MAIS DA METADE DAS GUERRAS
QUE INFESTARAM E INFESTAM O
MUNDO É MOTIVADA PELA RELIGIOSIDADE
Há que quem diga que religião e política ninguém se discute. Muitos afirmam categoricamente que quem não acredita em um personagem de caráter divino é vazio. Outros costumam usar chavões, tipo: “então você não acredita em nada”?.

São recorrente frases do tipo eu tenho minha religião e pronto. Só existe um deus, mas existem várias religiões.

Nesse sentido, desde muito tempo a religião, crenças, doutrinas e muitos dogmas existem perante nós, já aconteceram coisas excelentes, já ocorreram guerras. Afinal, mais da metade das guerras que infestaram e infestam o mundo tem motivações religiosas.  Ainda assim, isso merece algumas indagações. A vida seria melhor se acreditássemos no esforço do homem, ou deixar que alguma divindade direcione nossas vidas?

Somos testemunha constantemente das cretinices dos veículos de comunicação que pensam que podem fazer a massa crítica de besta com frases sem nexos (“bom seria se Religião e Ciência fizessem as pazes”). Desde quando a Religião ostenta a verdade de algo? Desde quando a Ciência possui a verdade absoluta das coisas?

Reportamos as constatações que, não sem razão, nos dimensiona a ter um debate mais aprofundado: “O cientista anseia encontrar e por fim compreender a verdade; O homem religioso quer que a verdade se encaixe no seu molde preconcebido. Então, como resultado… O cientista altera a sua percepção conforme os factos; O homem religioso tenta mudar os factos conforme suas crenças.” (Anônimo).

“Religião é como quimioterapia, ela pode resolver um problema, mas pode causar um milhão a mais.” John Bledsoe .

“Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores.” Bruce Calvert.

“A ciência tem provas sem certeza. Os teólogos têm certeza sem qualquer prova”. (Ashley Montagu).

Por tanto, discutir religião é um dever da sociedade. Mas esta dever ser feita com seriedade, com respeito aos que pensam diferentes, tanto aos que estão dentro do gueto, mas com crenças diferenciadas, como também aos que não comungam de nenhuma concepção religiosa. Não podemos viver em sociedade sem enxergar um palmo à frente do nariz, como se vivêssemos atrás de uma grande fumaceira.

Veja o artigo: Teoria da inexistênciade deus: O homem o cria a partir da sua própria imagem
Continue Lendo...

12/28/2012

PCdoB aposta no debate sobre democratização da comunicação

0 comentários





LUCIANA SANTOS (PE)
LÍDER DO PCdoB NA CÂMARA


A líder do PCdoB na Câmara, deputada Luciana Santos (PE), antes de sair para o recesso parlamentar, falou sobre as dificuldades sofridas no Legislativo, principalmente nos últimos meses do ano, com as decisões tomadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Ao mesmo tempo, ela reservou parte do tempo do balanço do ano para demonstrar empenho no que deve ser discutido e votado em 2013, com destaque para a democratização da comunicação.

“A questão da comunicação é um debate que precisa ser assimilado como direito público, que é visto como direito privado, individual, por que repercute no seu modo de pensar e agir”, explica a parlamentar. E acrescenta que “a expectativa é fazer avançar, se não em uma reforma mais global, aquela que haja um mínimo de entendimento e pactuação para dar passos adiante”.

Segundo ela, o debate da Ley de Medios na Argentina ajuda o debate no Brasil “porque revela o quanto é antidemocrático e autoritário você ter monopólio ou propriedade cruzada dos meios de comunicação”. Para ela, a concentração de poder dos meios de comunicação ameaça a própria democracia.

A preocupação com a democracia deve pautar as discussões logo no início do próximo ano. Isso porque, na avaliação da deputada, “a decisão do Supremo enfraquece o estado democrático de direito, na medida em que a presunção da inocência de direito foi colocada em xeque com a tese do domínio de fato”, diz, lembrando que o PCdoB se manifestou em nota sobre o julgamento da Ação 470. Na nota, o PCdoB considera “injusta e desproporcional” a decisão do Supremo.

“E nós estamos vivendo as consequências disso, porque quando abre uma janela não se tem mais controle, e é o que está acontecendo”, disse, destacando a decisão do STF de cassar mandato, passando por cima do artigo 55 da Constituição Federal que diz que mesmo com ação transitada em julgado cabe ao Parlamento decidir sobre cassação dos mandatos.

Ela elogia a decisão do presidente da Casa, deputado Marco Maia (PT-RS), que insiste em dizer que a decisão sobre cassação do mandato dos deputados condenados na Ação 470 deve ser do Parlamento. “A posição de Marco Maia é arrojada, posição que respeita o pacto federativo, respeita a soberania e autonomia dos poderes e respeita a Constituição”, afirma Luciana.

E enfatiza que o PCdoB defende e apoia a posição de Marco Maia, “porque esse é ponto estratégico da luta pela transformação do país”.



Créditos: Portal Vermelho
Continue Lendo...

Sisu 2013: Inscrições começam em 07 de janeiro

0 comentários




   SITE DO SISU (FOTO: REPRODUÇÃO)

O MEC - Ministério da Educação publicou no "Diário Oficial da União" da última quarta-feira, 26, a portaria contendo todo o cronograma do  processo seletivo do SISU -  Sistema de Seleção Unificada.

Os discentes poderão se inscrever através deste endereço sitesisu.mec.gov.br de 7 a 11 de janeiro de 2013.

Somente poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu referente à primeira edição de 2013 o estudante que tenha participado da edição do Enem- Exame Nacional do Ensino Médio deste ano e que, evidentemente, não tenha zerado na prova de redação, conforme disposto na Portaria MEC nº 391, de 7 de fevereiro de 2002.


Vale ressaltar que as notas individuais do Enem 2012 foram divulgadas na manha de hoje, sexta-feira, 28.

O estudante poderá se inscrever no processo seletivo do Sisu em até duas opções de vaga. Ao se inscrever no processo seletivo do Sisu, o estudante deverá especificar em ordem de preferência, as suas opções de vaga em instituição, local de oferta, curso, turno.

Mais informações clique aqui
Continue Lendo...

12/27/2012

Altaneira: Projeto que institui taxa de iluminação pública é adiado mais uma vez

0 comentários




PÚBLICO COMEÇANDO A CHEGAR
FOTO - JOÃO ALVES

Com mais de uma hora de atraso o plenário da Câmara de Altaneira se reuniu pela segunda vez neste mês de dezembro em sessão extraordinária com a finalidade de votar dois projetos de leis oriundos do Poder Executivo, a saber, o novo Código Tributário e o que institui taxa de iluminação pública.

Os dois projetos voltaram a ser alvo de discussão em virtude do pedido de vista do Vereador Devaldo Nogueira (PSB) sobre o que se refere à cobrança de taxa a serem cobradas na conta de luz em sessão realizada no último dia 21.

O presidente da casa, Raimundim da Mota (PRB) abriu a sessão desta quinta dando a oportunidade do parlamentar explicar o pedido.  Devaldo ressaltou que não apresentou emendas ao projeto, todo via clamou aos colegas que a fizesse no sentido de que privilegiasse a redução nas taxas para só depois o colocar em votação.

Deza Soares (PCdoB) frisou que não entendeu o porquê do vereador ter pedido vista do projeto, uma vez que o mesmo não apresentou as emendas. Afirmou ainda que o projeto, de acordo com o regimento da casa não cabia mais discussão e que entendia que o presidente deveria o colocar em votação.

O líder da bancada na oposição na Câmara, o professor Adeilton (PP) também se utilizou do regimento e argumentou que cada bancada tem o direito de pedir vista das matérias e que ele, assim o faria. De acordo com o edil o pedido se justifica no fato de que ambas as matérias são polêmicas e atingem diretamente a comunidade.  No que se refere especificamente ao novo código tributário o vereador ressaltou que o mesmo precisa ser melhor apreciado por todos, haja vista ser o código muito complexo.

O pedido foi aceito e a sessão interrompida por alguns instantes para consulta a Assessoria jurídica no que se refere há qual dia se realizaria a próxima sessão. De acordo com o regimento, nessa situação, há um intervalo de tempo de três dias entre uma reunião e outra. O que faria com os projetos só fosse colocado em pauta na próxima legislatura. No entanto, a Assessoria afirmou que no regimento há expressão “três dias”, mas não fala em três dias úteis. Dessa forma, o presidente reabriu a sessão e convocou os parlamentares para uma nova sessão a se realizará na segunda-feira, 31, às 10h: 00 da manha.

Mais sobre os projetos clique aqui




Continue Lendo...

Dentro de Igreja Protestante em Tarrafas Garota sofre choque elétrico e morre

0 comentários






IMAGEM ILUSTRATIVA
CLIQUE PARA AMPLIAR


Uma criança de 12 anos veio a falecer após sofrer um choque elétrico em uma igreja de cumho proprestante na noite da última terça-feira, 25, no município de Tarrafas, a 458km da capital do Estado do Ceará. De acordo com informações do Comando de Policiamento do Interior (CPI), a garota estava cantando durante uma cerimônia quando foi atingida pela descarga elétrica.

Ainda de acordo com o mesmo órgão, ela foi socorrida para o hospital municipal, mas não resistiu. Testemunhas relataram à polícia que o choque veio do microfone que a garota segurava. O corpo da vítima foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML).




Continue Lendo...

12/26/2012

Não se trata de apologia, é apenas um reconhecimento: O Elogio da História

0 comentários




CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR


"Nenhuma realidade é mais essencial para a nossa autocertificação do que a história. Mostra-nos o mais largo horizonte da humanidade, oferece-nos os conteúdos tradicionais que fundamentam a nossa vida, indica-nos os critérios para avaliação do presente, liberta-nos da inconsciente ligação à nossa época e ensina-nos a ver o homem nas suas mais elevadas possibilidades e nas suas realizações imperceptíveis.

Não podemos melhor aproveitar os nossos ócios do que familiarizando-nos com as magnificências do passado, conservando viva essa recordação e, ao mesmo tempo, contemplando as calamidades em que tudo se subverteu. A experiência do presente compreende-se melhor refletida no espelho da história. O que a história nos transmite vivifica-se à luz da nossa época. A nossa vida processa-se no esclarecimento recíproco do passado e do presente.

Só de perto, na intuição concreta e sensível, e prestando atenção aos pormenores, a história realmente interessa. Filosofando procedemos a considerações que se mantêm abstratas. "

Karl Jaspers, in 'Iniciação Filosófica' - Filósofo e psiquiatra alemão

Continue Lendo...

Câmara de Altaneira poderá votar projeto que institui taxa de iluminação pública nesta quinta-feira

0 comentários




VEREADORES EM PLENÁRIO
FOTO DE ARQUIVO


O Poder Legislativo de Altaneira se reunirá nesta quinta – feira, 27, em sessão extraordinária com o propósito de votar dois projetos de leis oriundos do executivo municipal.

Os dois projetos fazem referência ao novo código tributário e a instituição de taxa de iluminação pública que recairá no bolso do contribuinte. Este último foi alvo de muita discussão e causou grande alvoroço na população que teme por mais uma taxa.

Os vereadores da base oposicionista ao prefeito Delvamberto (PSB) em reunião extraordinária realizada na última sexta-feira, 21, entenderam que o Projeto irá prejudicar a comunidade, principalmente os de poucas condições econômicas. Além disso, se utilizaram dos argumentos de que o Brasil é o pais que possui a maior carga tributária do mundo e frisaram o mau momento econômico que a população local está enfrentando.

Já os parlamentares que fazem parte da base de sustentação a administração ressaltaram que a taxa de iluminação pública não atingirá os moradores de baixa renda, mas sim os que possuem uma condição financeira melhor. Os mesmos se basearam ainda no fato de que o Município precisa arrecadar e que as taxas servirão para proporcionar aos moradores uma melhor condição na iluminação pública.

Pelos desdobramentos das discussões da última sessão, percebia-se que a votação estava caminhando para um empate, o que caberia ao presidente da casa, Raimundim da Mota (PRB) o desempate, já que Antônio Henrique (PV) e que faz parte da oposição declarou que votaria pela aprovação do projeto. O fato fez com que Devaldo Nogueira (PSB) que faz parte da mesma agremiação do Prefeito e, que inclusive já havia se pronunciado contrário a aprovação da matéria pedisse vista. O que foi prontamente atendido pela presidente.  Esse fato causou certa estranheza no Vereador Devaldo que assim definiu a postura do edil: “o senhor é uma surpresa boa na política”.

Esta é a segunda tentativa neste mês em colocar os projetos em votação já que não foram analisados e discutidos durante o período normal do legislativo.

Confira Lista dos Vereadores da Oposição e da Situação:

Compõe a base de sustentação a Administração:

Lélia de Oliveira, Deza Soares e Flávio Correia, todos do PCdoB, além de Raimundim da Mota (PRB) e Devaldo Nogueira (PSB).

Fazem parte da base oposicionista a Administração:

Antonio Henrique (PV), Genival Ponciano (PTB), Professor Adeilton (PP) e Zé Fernandes (PSDB).






Continue Lendo...

12/25/2012

Jesus de Nazaré foi fruto de um estupro, relata filme

0 comentários





A produção de um filme do diretor Paul Verhoeven está causando polêmica por causa de seu conteúdo controverso. “Jesus of Nazareth” é inspirado em um livro homônimo, escrito pelo próprio Verhoeven, e apresenta Jesus como não sendo filho de Deus e diz que ele não nasceu de uma intervenção divina, mas de um estupro cometido por um soldado romano em Maria.

O diretor holandês, conhecido por dirigir filmes como “Robocop” “A Espiã” e “Instinto Selvagem”, é também membro do “Seminário Jesus”, um grupo de leigos e estudiosos que questionam a veracidade dos evangelhos e os milagres de Cristo.

De acordo com o site O Diário, a obra está sendo considerado o mais blasfemo dos filmes que se tem a pretensão de ser lançado pelos estúdios de Hollywood. Em reação ao eminente início da produção do longa metragem, o Ministério The Christian Film & Television Commission lançou uma campanha para tentar impedir que o filme chegue às telas dos cinemas.

O ministério foi criado para monitorar e resgatar os valores cristãos na indústria do entretenimento e informar os cristãos de filmes e programas que denigrem Evangelho, e lançou uma campanha online antes que a verba para o filme seja aprovada de forma a impedir que ele seja produzido.

- Perseguição implacável da mídia liberal a fé cristã mostra mais uma vez o duplo padrão de intolerância. Não tinha como imaginar que um filme semelhante a este seria algum dia feito, dizendo que Jesus foi produto de um estupro – afirma Ted Baehr, fundador da Film Christian & Televisão Comissão e autor da campanha.

Continue Lendo...

Quem sai em defesa de Luizianne Lins*?

2 comentários




LUIZIANNE (PT) - PREFEITA
DE FORTALEZA

A prefeita Luizianne Lins está se sentindo traída por vários políticos, o que, na verdade, não é simplesmente uma sensação, mas uma constatação que ela pôde fazer já a partir da campanha eleitoral deste ano. Vários deles, que se diziam luiziannistas desde criancinhas, procuram, de alguma forma justificar a mudança de lado. Recorrem sobretudo ao argumento da sobrevivência política, recorrendo a frases do tipo “vereador precisa de prefeito”.

Estamos nos referindo a gente que, em outubro, se deu bem nas urnas com um forte apoio da Prefeita, mas não mostra nenhum constrangimento ao ficar agora em campo a ela oposto. É um pessoal que não esquece a sempre repetida frase atribuída ao ex-vereador Sandoval Bastos: “Não tenho culpa se os governos mudam. Eu sou Governo, portanto estou sendo apenas coerente”. Portanto, essa incrível capacidade que torna muitos políticos brasileiros autênticos camaleões (que vão se adaptando com desenvoltura às mutações no ambiente), está, de novo na moda, neste final de ano e de mandatos nos municípios brasileiros.

"O que posso dizer é que a administração da Luizianne Lins, ao longo dos anos, tem atrapalhado muito o desenvolvimento de Fortaleza", declarou o governador do Ceará, Cid Gomes, durante a inauguração da primeira etapa da Estação de Tratamento de Água (ETA) Oeste. O evento ocorreu durante a manhã desta segunda-feira, 24, no município de Caucaia, Região Metropolitana de Fortaleza (RMF).



Continue Lendo...