Seminário aborda a questão das mulheres na política do PCdoB




IMAGEM ILUSTRATIVA


Com o objetivo de valorizar e contribuir para o mandato das mulheres que se candidataram às eleições deste ano, o PCdoB realiza o Seminário Nacional Poder e Políticas Públicas para as Mulheres neste fim de semana.

A abertura do evento ocorreu na manhã de ontem, sábado (8), com uma homenagem às candidatas às prefeituras do país, realizada pela secretária nacional da Mulher do PCdoB, Liège Rocha. Em seguida, Liège convidou o presidente Nacional do PCdoB, Renato Rabelo e a vice-prefeita de São Paulo eleita este ano, Nádia Campeão para a mesa de debates.

“Temos muito o que comemorar. Podemos melhorar o desempenho das mulheres na política. Faremos o que for possível para representar bem o nosso partido e também as mulheres. A mulher pode fazer muito bem e tem condições de combinar suas lutas pessoais com as políticas”, declarou agradeceu a vice-prefeita paulistana eleita.

Já Liège ressaltou as lutas das mulheres na história. “Em 90 anos, nós nunca fugimos da luta! Quero que as vereadoras que se candidataram e as que venceram as eleições também se sintam homenageadas neste fim de semana”.

O presidente nacional do PCdoB, Renato Rabelo, fez um balanço da situação política brasileira e a participação e inserção da mulher neste meio. “As eleições disputadas não foram simples. Ocorreram num quadro de crise mundial de grande envergadura, uma crise sistêmica, que se torna mais grave porque é na estrutura do capitalismo. E as mulheres terem rompido essas amarras não foi nem é nada fácil”, ressalta.

Para finalizar os debates no período da manhã foi aberto o direito de expor opiniões e de relatar momentos vividos pelas candidatas. No período da tarde, o demógrafo e professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, José Eustáquio Diniz Alves, foi quem iniciou a palestra. Com o pensamento de Charles Fourrier “A situação do barômetro pelo qual se pode avaliar o grau de desenvolvimento de uma nação”, Eustáquio fala do avanço das mulheres na política. “A cota sozinha não irá resolver, é necessário que os partidos invistam nas candidaturas femininas também. Se tivermos boas candidatas, com boas propostas, o eleitorado responde”, conclui o palestrante.

Conforme estudos realizados pelo IBGE sobre a redução das desigualdades de gênero na América Latina, Caribe e Brasil, as mulheres já ultrapassaram os homens em quase todos os níveis de educação. No entanto, na política os avanços andam a passos de tartaruga. No Brasil, 1.325 municípios não elegeram nenhuma mulher vereadora este ano. Em contrapartida, temos 23 localidades em que elas são a maioria. As cidades de Fronteiras e Barras, no Piauí contam com 60% de representatividade feminina nas câmaras municipais.

Abordando o tema “O Plano Nacional de Políticas para Mulheres”, a economista e coordenadora geral do Programa de Ações da Educação da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Hildete Pereira diz que a mulher sempre foi vista subalterna. “O fato de termos o dom de reproduzirmos também é o nosso calcanhar de Aquiles”, diz.

Hildete fala sobre a história da mulher na política. “Nos últimos 40 anos, a política ressurge com muita força para as mulheres”, afirma.

O Brasil está avançando, mas o mundo está andando mais depressa do que o nosso país. Pelas contas, a cada eleição, o Brasil aumenta sua representatividade feminina em 1%. Neste ritmo, demoraremos 148 anos para chegar a paridade de gênero.

Neste domingo, o seminário abordará os temas: “As mulheres e o Novo Projeto Nacional de Desenvolvimento”, com a participação da deputada federal Jô Morais (PCdoB-MG). Ela é relatora da CPMI da Violência Contra a Mulher, integrante da Comissão Política Nacional e do Fórum Nacional sobre a Emancipação da Mulher do PCdoB; e “O Funcionamento das instituições brasileiras”, onde o palestrante será Lécio Morais, economista, mestre em Ciência Política e assessor técnico da Liderança do PCdoB na Câmara dos Deputados, que falará sobre desigualdade de gênero, políticas públicas e eleições. O demógrafo e professor da Escola Nacional de Ciências Estatísticas do IBGE, José Eustáquio Diniz Alves e a economista e coordenadora geral do Programa de Ações da Educação da Secretaria de Políticas para Mulheres da Presidência da República, Hildete Pereira são os convidados.




Créditos: Portal Vermelho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!