MANIFESTO DOS SERVIDORES DA BIBLIOTECA NACIONAL




Vista geral da fachada do edifício
da 
Biblioteca Nacional


Os servidores da Biblioteca Nacional estão denunciando as precárias condições da entidade, o que está prejudicando o bom funcionamento. Segundo os mesmo não há, sequer a possibilidade de trabalho.

Confira o teor da denúncia:

“Nós, servidores da Fundação Biblioteca Nacional - FBN, vimos denunciar as precárias condições em que a instituição vem funcionando.

Não encontramos em nossos locais de trabalho as mínimas condições de segurança em relação ao prédio, sobretudo em suas partes elétrica e hidráulica. A temperatura ambiente ultrapassa em muito os 40 °C em vários setores, chegando a atingir medições superiores a 50 °C nos armazéns de guarda de livros, jornais e revistas, assim como no Centro de Processos Técnicos e na Divisão de Manuscritos. No momento, só contamos com ar condicionado no Laboratório de Digitalização e na Coordenadoria de Preservação, no 1º andar, e em setores do 5º andar. Um sistema de ar condicionado vem sendo testado nos últimos dias, porém sem nenhuma perspectiva de tornar o ambiente agradável para os usuários e tampouco para os servidores. O outro sistema, que sofreu um vazamento em maio, encontra-se desligado.

Como se nada mais bastasse, na última terça-feira, quatro servidores por pouco não foram atingidos, no 5º andar, por uma grade de retorno do ar condicionado, medindo 1,25 m x 0,55 m, que despencou de uma altura de cerca de oito metros, pois seu suporte de madeira foi inteiramente devorado por CUPINS. Como se vê, a Biblioteca está literalmente caindo aos pedaços. A fachada necessitou da proteção de tapumes para a segurança dos transeuntes, e, internamente, foi constatada a presença de insetos xilófagos (que se alimentam de madeira ou papel). Realmente, trabalhar na FBN nos dias de hoje tem sido um grande sacrifício, porém não precisamos pagar com a própria vida!!!

Nossa manifestação destina-se a tornar pública nossa indignação, nosso descontentamento e nossa crítica à direção da Fundação Biblioteca Nacional, ao Ministério da Cultura e ao Governo Federal pelo descaso com a cultura no país e com a maior Biblioteca da América Latina.”

Servidores da Fundação Biblioteca Nacional em Assembleia.
Associação dos Servidores da Fundação Biblioteca Nacional – ASBN
Dezembro de 2012


Créditos: ANPUH

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!