Defender o meio ambiente e a posse de terra agora é crime




Professor Jeovah Meirelles

Você sabia que a luta em defesa do meio ambiente e pela direito a posse de terra agora é vista como ato criminoso? Não?  Pois é.  Lutar a favor do meio ambiente não é, nem de longe, uma tarefa fácil, assim como não o é conseguir a posse de um pedaço de terras. Afinal, é preciso quebrar muitas barreiras. Cite-se aqui, as mais gigantescas e difíceis de romper, a saber: o espírito do querer mais das grandes empresas que veem na destruição de inúmeras árvores o caminho mais curto para conseguir lucros, bem como o conservadorismo e a falta de vontade política da maioria da classe dos governantes que não conseguiram resolver um problema histórico que vem assolando estes pais desde que foi invadido pelos portugueses, a distribuição adequada e igualitária de terras.

Se não bastasse isso, os que buscam dar continuidade esta luta em prol dos menos favorecidos economicamente e, que muitas vezes se quer tem um pedaço de terra para plantar e construir sua morada, ou ainda em defesa daqueles que são despossuídos das terras, caso dos índios, são perseguidos, maltratados e até processados por lutar.

Foi o caso do Professor Jeovah Meirelles, da Universidade Federal do Ceará. Ele é, não sem razão, um dos mais respeitados internacionalmente por sua militância em defesa do meio ambiente e está sendo processado pelo grupo espanhol Nova Atlântida.

Ressalte-se aqui que o professor chegou a elaborar estudos em defesa dos índios Tremembés da Barra de Mundaú , em Itapipoca, que perderiam área de preservação para um resort que esse grupo construiria no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!