Quase 6 milhões de estudantes realizam hoje últimas provas do Enem

ALUNOS E EX - ALUNOS DA ESCOLA SANTA TEREZA
FOTO: JOÃO ALVES


Ex – alunos e alguns discentes dos primeiros anos (A, B, C e D) da Escola Santa Tereza, em Altaneira, em conjunto com os dos segundos e terceiros anos também irão realizar o exame no município a 15 km de distância, Nova Olinda.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) termina hoje com as provas de Linguagens e Matemática - contendo 90 questões - e mais a redação.

Na prova objetiva, o participante deve responder às questões de língua estrangeira conforme a opção escolhida na inscrição - inglês ou espanhol. Não é permitido trocar a língua escolhida na hora da prova.

Na redação, os estudantes devem ficar atentos às exigências do exame. O texto precisa ser dissertativo e ter entre sete e 30 linhas. Para não zerar nesse quesito, o aluno não pode fugir ao tema proposto. Também receberá nota zero o estudante que entregar a folha de redação em branco ou desenhos no lugar da dissertação.

Na edição deste ano, a correção da redação será diferente. A prova agora será corrigida por dois avaliadores independentes. Se a nota final dada por eles tiver uma diferença de até 200 pontos, o resultado será a média aritmética entre elas. Se a discrepância entre as notas for de mais de 200 pontos, a redação seguirá para um terceiro corretor - no exame passado, essa diferença era de, no mínimo, 300 pontos. Caso a diferença continue a ser maior que 200 pontos, a prova passará por uma banca de três professores. Outra novidade é que, pela primeira vez, os alunos terão acesso às redações corrigidas.

Os candidatos devem chegar às 12h ao local da prova, pois os portões fecham às 13h (horário de Brasília).

O Enem é a principal porta de acesso às universidades federais do país. Segundo levantamento feito pela Folha de S.Paulo, 90,9% das vagas oferecidas pelas federais no fim do ano poderão ser disputadas com auxílio do Enem.

Na edição deste ano, o exame teve 5,79 milhões de inscritos - número quase 37 vezes maior do que o da primeira edição, em 1998.


Com informações do O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!