Inquérito: MP e o caso de distribuição de dinheiro em via pública por candidatos do PSB em Caririaçu

IMAGEM QUE MOSTRA A SUPOSTA DISTRIBUIÇÃO DE DINHEIRO


O Ministério Público do Ceará (MPCE) determinou a abertura de inquérito para investigar distribuição de dinheiro em evento político em Caririaçu.  Segundo a denúncia do MPCE, familiares do candidato a prefeito pela Coligação Acácio Leite (PSB) aparecem em vídeo distribuindo dinheiro para eleitores. O pedido de investigação partiu de uma coligação adversária.

O caso ficará sob responsabilidade da Polícia Federal de Juazeiro, que deverá fazer a análise das imagens. Segundo o promotor eleitoral da 71ª Zona, Leonardo Marinho de Carvalho Chaves, a investigação deve ser concluído em 30 dias, podendo ser prorrogada por mais 30 dias.

Caso seja comprovada a compra de votos, o candidato beneficiado pode perder o registro da candidatura  e se tornar inelegível por 8 anos, segundo o promotor. Os autores da distribuição e os eleitores que teriam "negociado o voto" também podem responder criminalmente, caso considerados culpados, informou o promotor.

O que diz a lei

O artigo 299 da Lei Eleitoral (Lei nº 4.737 de 15 de Julho de 1965) prevê reclusão de até quatro anos e pagamento de multa para quem dá, oferece, promete, solicita ou recebe dinheiro ou outra vantagem para obter ou dar voto.






















Com informações do Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ao comentar, você exerce seu papel de cidadão e contribui de forma efetiva na sua autodefinição enquanto ser pensante. Agradecemos a sua participação. Forte Abraço!!!